30% dos vereadores de Paranaguá disputam eleição para ALEP e Câmara Federal

por Redação JB Litoral
19/08/2018 17:53 (Última atualização: 19/08/2018)

Fato inédito em 370 anos na história política do município, nas eleições gerais deste ano, seis dos 19 vereadores, cerca de 30% da Câmara Municipal de Paranaguá, estão na disputa por vaga para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e para a Câmara Federal.

Encerrado o prazo para a realização das convenções municipais partidárias, confirmaram candidatura para a ALEP os Vereadores Gilson Marcondes (PV), Adilson Soares Zela (PPL), o Tucano, Marcus Antonio Elias Roque (PODEMOS) e Waldir Leite (PSC). Para a Câmara Federal estão na disputa os Vereadores Adriano Ramos (PHS) e Eduardo Francisco Costa de Oliveira (PSDB).

Aproveitando a brecha de a legislação eleitoral permitir que continuem exercendo o cargo, nenhum dos seis vereadores se afastou da função para que o suplente assumisse o cargo neste período. Eles irão conciliar a função parlamentar com a campanha eleitoral que inicia a partir de quinta-feira (16). Entretanto, a história tem mostrado que esta conciliação não tem sido realizada de forma integral e, nas eleições anteriores, compromissos de campanha fazem com que faltem a algumas das sessões durante a semana, apesar de que são apenas duas, uma na terça-feira e outra na quinta, às 19 horas.

Dos seis candidatos, apenas o Vereador Waldir Leite já conquistou o cargo de deputado estadual em 2002, após ser reeleito como o vereador mais votado de 2000.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Eles buscarão votos necessários para resgatar a representatividade em os 200.543 do colégio eleitoral do Litoral, segundo último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) feito no dia 25 de maio deste ano. Os votos estão distribuídos entre as sete cidades da região. São 98.999 votos em Paranaguá, 26.404 em Matinhos, 23.954 em Guaratuba, 16.661 em Pontal do Paraná, 15.605 em Antonina, 12.449 em Morretes e 6.471 em Guaraqueçaba.

A disputa este ano, além dos seis vereadores, conta ainda com mais 17 outros candidatos dos mais diversos partidos, totalizando 23 nomes nas urnas do dia 7 de outubro. Antes, porém, todos eles terão que garantir o registro de suas candidaturas até esta quarta-feira (15), quando se encerra o prazo.

Deixe um comentário