5ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer acontece neste domingo, em Paranaguá

por Redação JB Litoral
18/10/2018 00:00 (Última atualização: 18/10/2018)

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer, que acontece neste domingo (21), está em sua 5ª edição e faz parte das comemorações do Outubro Rosa em Paranaguá. A largada do evento ocorre às 8h, ao lado do estacionamento do Clube Olímpico, próximo ao hotel Ibis, na Avenida Coronel José Lobo, e o trajeto percorrido será de 5 quilômetros.

Idealizada por Luciana Picanço, em 2013, a Corrida nasceu de um projeto que buscava trazer para a cidade um evento que contribuísse com instituições filantrópicas de conscientização da prevenção, apoio e tratamento para pessoas com câncer, como o Instituto Peito Aberto.

O objetivo é engajar toda a cidade, trazendo um estilo de vida mais saudável às mulheres, que é uma forma de prevenir várias doenças. A corrida, hoje, é o principal evento de conscientização do câncer no litoral”, explica Luciana.

De acordo com ela, a concretização do projeto só foi possível devido à força e vontade, aliada à técnica na área de educação física de Bruno Zacharias, educador físico e proprietário do Studio Fit, e do engajamento social de Carla Mendes Costa, dona da loja Candeia Joias e Acessórios.

Outras empresas também apoiam voluntariamente o evento, como por exemplo a Agência Send, que produz toda a parte de comunicação visual e Karina Jacomel e Rinaldo Nascimento, que cuidam da segurança do percurso e dos atletas durante a Corrida.

A equipe estava montada e a proposta também: engajar toda a população, empresas portuárias, comércios, órgãos públicos e imprensa em prol do combate ao câncer”, diz Luciana.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Renda arrecada é doada às Instituições de combate ao câncer

A renda obtida através da Corrida e Caminhada é revertida integralmente ao Instituto Peito Aberto, instituição sem fins lucrativos formada por mulheres que tiveram o diagnóstico positivo de câncer. O Instituto é um local de acolhimento, apoio emocional e auxílio técnico, com profissionais de saúde. “O evento abriu as portas de diversas empresas para o Instituto, que puderam conhecer o projeto através da Corrida. Também ajudou a levar o nome da instituição para várias mulheres da região”, explica Luciana.

Ela esclarece que muitas mulheres hoje sabem onde podem pedir apoio, se necessário, seja para elas mesmas ou para amigas e conhecidas. Além disso, o Instituto também recebe fortalecimento financeiro através do valor das inscrições. “Ajuda no pagamento de contas para manter a sede, no auxílio para o transporte de mulheres em tratamento em Curitiba, materiais para atendimentos, compra de equipamentos necessários e tantas outras coisas”, afirma.

Neste ano, além do Instituto Peito Aberto, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer também reverterá verba para a Rede Feminina do Combate ao Câncer de Paranaguá. “O trabalho e as necessidades dessas instituições são muito grandes. Sempre digo que o trabalho voluntário além de fazer bem para quem recebe, faz melhor ainda a quem pratica. Amar o próximo faz bem para a alma”, declara Luciana.
 

5ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer acontece neste domingo, em Paranaguá 2
Bruno Zacharias, Carla Mendes e Luciança Picanço – uma amizade que surgiu para fazer a diferença!

 

Deixe um comentário