85 mil pedestres e mais de 5 mil veículos passam na passarela ao mês

Levantamento determinado pelo secretário de Segurança Cícero Fernandes na semana passada, realizado pela Defesa Civil.

por Redação JB Litoral
25/09/2013 00:00 (Última atualização: 25/09/2013)

NULL

A cada 15 pessoas que passam pela passarela da Ilha dos Valadares, um carro ou moto divide o estreito espaço construído para ser usado, exclusivamente, pelos pedestres em Paranaguá. Neste índice não se levou em conta um total de 75.140 bicicletas que também fazem o mesmo trajeto, o que reduziria para 1/2, para cada veículo passando ao mesmo tempo na passarela.

Esses números que ainda são extra-oficiais é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Segurança e Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), que realizou uma Pesquisa de Contagem de Tráfego na Ilha dos Valadares, entre os dias 2 e 6 deste mês, sob coordenação do Secretário Cícero Alves Fernandes, que teve a iniciativa de fazer o levantamento, que será enviado ao prefeito Edison de Oliveira Kersten. O levantamento considerou os horários das 07:00 às 09:00, 11:00 às 14:00 e 17:00 às 19:00 como horário de pico, ou seja, de maior incidência de trânsito na passarela.

Nestes cinco dias observou-se que 739 veículos usaram a passarela, resultando numa média de 147 carros por dia, apenas nos horários de pico. Entre as motocicletas o número reduziu pouco, com um total de 676 motos atravessando a passarela nos dois sentidos, proporcionando uma média de 135 por dia. As bicicletas apresentaram o maior número neste levantamento somando num total de 18.785, com uma média diária de 3.757 bicicletas atravessando a passarela.

Os verdadeiros e legítimos usuários da passarela, os pedestres, apresentaram um total de 21.302 pessoas, com uma média de 4.260 pessoas atravessando a passarela no horário de pico.

Considerando que os números sejam os mesmos ao longo do mês, esta Pesquisa de Contagem de Tráfego feita pela Secretaria de Segurança mostra que 5.660 veículos, entre carros e motos, usam a passarela que, somados as 75.140 bicicletas, totaliza 80.800 veículos trafegando entre o continente e a ilha, somente nos horários de pico. Todo esse volume de veículos, disputa o mesmo espaço na passarela com um total de 85.208 pessoas.

De acordo com o Secretário Cícero Fernandes, a Pesquisa de Tráfego mostrou a necessidade de reavaliar a situação da passarela e, em razão dos números, ele estuda a possibilidade de rever algumas autorizações de tráfego concedidas pela prefeitura.

“Esta administração, a do prefeito Edison Kersten, sensível as preocupações sociais na Ilha dos Valadares, inclusive na questão da mobilidade das pessoas, através da Secretaria de Segurança, está desenvolvendo um estudo sobre o tráfego de veículos que circula na passarela, visando a implementação de políticas voltadas à segurança das pessoas que ali residem”, disse o secretário.

Deixe um comentário