A Câmara Municipal de Paranaguá resgata o programa Vereador Mirim

por Redação JB Litoral
09/09/2013 00:00 (Última atualização: 09/09/2013)

NULL

O projeto de decreto Legislativo de autoria do Vereador Antônio Ricardo dos Santos foi implantado em 2002 e agora retorna na gestão do Presidente da  Casa, Marquinhos Roque, com objetivo de promover a interação entre o Legislativo e a comunidade através dos estudantes. 

Além de proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre as atividades gerais da Câmara Municipal, isso possibilitará aos alunos a experiência e o despertar para a importância da participação política, contribuindo para a formação de sua cidadania e compreensão dos principais aspectos da política brasileira.

O Programa Vereador Mirim, a principio permanecerá vigente nessa Casa de Leis por um ano vedada a reeleição dos participantes.

As escolas interessadas em participar devem comunicar via oficio à Câmara Municipal de Paranaguá até o dia 31 de Outubro do corrente ano.

Os alunos que desejarem concorrer a uma vaga na Câmara Municipal Mirim terão que ter até 15 anos de idade completos e estar cursando da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio.

As escolas farão sua campanha junto aos eleitores estudantes para a eleição que será no inicio do mês de novembro. A campanha envolve apresentação de plataformas de trabalho dos candidatos, panfletos, cédulas e siglas escolares num movimento semelhantes às campanhas eleitorais.

Os alunos mais votados, representando suas respectivas escolas participarão de um sorteio que será realizado na primeira sessão da Câmara Mirim de vereadores de Paranaguá considerando os primeiros 19 primeiros sorteados.

Os alunos eleitos e seus suplentes serão diplomados pelo presidente da Câmara Municipal de Paranaguá através de uma sessão solene.

Segundo o presidente da Câmara, Marquinhos Roque, o programa visa a circulação nas escolas sobre os projetos, leis e atividades gerais da Câmara despertando no aluno o interesse pela politica. “Desde a tenra idade o programa possibilitara aos alunos o acesso e conhecimento do funcionamento desta Casa de Leis e proporcionará situações em que eles representando as figuras dos Vereadores poderão apresentar soluções para importantes questões da cidade, além de favorecer as atividades de discussão e reflexão sobre o política brasileira” concluiu o presidente.

Deixe um comentário