Alceuzinho Maron entrega título Cidadão Honorário a Dom Alfredo

por Redação JB Litoral
07/10/2013 00:00 (Última atualização: 07/10/2013)

NULL

Dom Alfredo Ernest Novak, bispo emérito de Paranaguá, recebeu das mãos do deputado Estadual, Alceu Maron Filho (PSDB), na manhã de segunda-feira, 7,  o título de Cidadão Honorário do Paraná, em Missa Solene realizada na Catedral Diocesana de Paranaguá, em data que Paranaguá celebra a padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário.

Alceu Maron Filho foi o proponente da homenagem que foi aprovada por unanimidade na assembléia legislativa. Ele enfatizou durante sua fala que este é um justo reconhecimento a um grande evangelizador, que por tantos anos se dedicou aos paranaenses. “Sempre teremos em nossas mentes e em nossos corações a figura inolvidável de um sacerdote que somente proporcionou aos outros o bem nesta vida terrena”, destacou Alceuzinho Maron enfatizando que “hoje somos nós que temos o prazer de estarmos homenageando Dom Alfredo. Missionário, evangelizador e humanista, são os traços do mais novo cidadão paranaense ”.

Em seu discurso dom Alfredo emocionou os presentes. “Algumas semanas atrás, desceu do avião um homem vestido de branco, carregando em cada passo a mensagem de solidariedade, fraternidade, justiça, paz, honestidade, simplicidade. Ao mesmo tempo, carregando no seu coração o sofrimento da desgraça da corrupção e desonestidade que envergonham a humanidade.Tendo ouvido as palavras daqueles que falaram antes de mim, me faz sentir no meu coração a generosidade do povo brasileiro, de modo especial, do Deputado Alceu Maron Filho”, agradeceu Dom Alfredo destacando que no ano de 1989, sendo nomeado Bispo para a Diocese de Paranaguá, iniciou uma jornada de 17 anos descobrindo o amor do povo por Nossa Senhora, a ternura pela devoção a Nossa Senhora do Rosário do Rocio. “O carinho paranaense carrego no meu coração. Para o povo do Paraná eu jamais poderia retribuir o que eu recebi. Costumo dizer que o povo do Paraná me deu mais do que eu consegui transmitir.Quero agradecer profundamente aos membros da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná por me conceder este Título de Cidadão Honorário. Sinto no meu coração que esta homenagem que hoje recebo não é minha, mas de todo o povo de Deus do Paraná. Como o Santo Padre, ao se despedir do povo brasileiro, pediu a esse povo rezar por ele, hoje eu também quero pedir: não se esqueçam de rezar por mim. Eu preciso das orações de vocês”, finalizou o Bispo Emérito de Paranaguá.

Missionário – Dom Alfredo Novak nasceu em Dwight, Nebraska (EUA), no dia 2 de junho de 1930. Ele fez seu noviciado em De Soto, Missouri, onde professou os votos religiosos como Redentorista na Província de St. Louis. Estudou para o sacerdócio no Seminário Imaculada Conceição, em Oconomowoc, Wisconsin, e foi ordenado em 2 de julho de 1956.

Novak serviu como missionário no Brasil até 19 de abril de 1979, quando o Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Vardimissa e bispo auxiliar de São Paulo. Foi ordenado bispo pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, de São Paulo. Ele serviu à arquidiocese por dez anos. Em 15 de março de 1989 João Paulo II nomeou Novak como o segundo bispo de Paranaguá. Ele serviu à diocese como bispo por 17 anos, antes de o Papa Bento XVI aceitar a sua demissão em 2 de agosto de 2006, quando então se tornou bispo emérito.

Deixe um comentário