ALL e o descaso com marginais da malha ferroviária e viaduto em Paranaguá

No ano passado o JB lançou uma série de reportagens que mostrou empresas que investem e as que ignoram a necessária gestão revestida de responsabilidade social.

por Redação JB Litoral
31/01/2015 20:00 (Última atualização: 31/01/2015)

NULL

No ano passado o JB lançou uma série de reportagens que mostrou empresas que investem e as que ignoram a necessária gestão revestida de responsabilidade social. A segunda empresa da série, a multinacional da malha ferroviária, América Latina Logística (ALL), retorna, hoje, depois de quase 10 meses pelo mesmo motivo, a falta de limpeza e roçada ao longo da malha ferroviária, principalmente nas suas marginais em Paranaguá. 

A falta de responsabilidade social da ALL pode ser vista em quase toda extensão das marginais da malha ferroviária, que corta diversos bairros na cidade. Além da falta de manutenção, limpeza e roçada, o viaduto ferroviário na Vila São Jorge encontra-se em estado de abandono.

A situação das laterais da passagens de nível da Avenida Roque Vernalha, Coronel Santa Rita e Rua Ford no Emboguaçu não é diferente e, nesta última, a ausência de sinalização leva perigo aos motoristas e pedestres. No viaduto o denso matagal já ganhou as laterais da estrutura das paredes que, há anos, não recebe pintura. Porém, o mais grave problema gerado pela ALL é a falta de roçada nos matagais que tomam conta da Rua Tufi Maron e da Avenida José da Costa Leite. O mato já alcança a pista de rolamento. Os pontos de parada de ônibus que ficam próximos da malha ferroviária também estão coberto de matos, da mesma forma que a calçada algo da extensão dos trilhos.
Na próxima semana o JB entrará em contato com a ALL para saber do motivo desta falta de responsabilidade social com a cidade.

 

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos. 

A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.

Deixe um comentário