Alunos do interior do Paraná vêm ao litoral conhecer sua história e o meio ambiente

TURISMO EDUCACIONAL

por Redação JB Litoral
26/11/2014 09:00 (Última atualização: 26/11/2014)

NULL

Além de ser uma atividade de recreação, o turismo é uma oportunidade do cidadão conhecer a história e o meio ambiente do mundo. Com isso em mente, o Colégio Estadual Paulo Freire, de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, realiza uma série de viagens para vários locais do estado, aprofundando conhecimento em geografia e história do Paraná. No mês passado, os estudantes estiveram no litoral, movimentando o turismo local e enriquecendo culturalmente os jovens.

O projeto da escola recebeu o nome de “Pelos Caminhos do Paraná”, e possui a intenção de sair da sala de aula para que os estudantes aprofundem os conhecimentos das matérias do currículo escolar, também fortalecendo convívio entre os colegas, seus professores e suas famílias.
Envolvendo uma série de disciplinas, o projeto envolve não só a comunidade escolar, como também os pais dos alunos. “A proposta é oportunizar aos alunos saírem da rotina, incorporando um novo olhar, relacionando a teoria à prática”, ressalta a professora de história Márcia Alebrandt.

Em outubro, alunos do 9º ano do ensino fundamental conheceram o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, assim como conheceram vários pontos de Curitiba. Para a tour ficar completa não podia faltar o litoral; os estudantes então desceram até Morretes, conheceram a história e o meio ambiente do local, indo também para a Ilha do Mel, em Paranaguá, assim como para os municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná. “É uma experiência que vou levar para a vida toda. Aprendemos de um jeito mais divertido que não vou esquecer nunca”, comentou a aluna Andressa Grosklass.
“Os resultados são positivos, através da integração entre comunidade e escola, permitindo um melhor relacionamento entre alunos e professores, socialização entre os alunos, e o principal, maior interesse na busca pelo conhecimento e compromisso em aprender”, ressalta a professora de geografia, Marly Terezinha Buss, destacando o fortalecimento da escola com o projeto. Além de Curitiba, Ponta Grossa e o litoral, os alunos também foram para outros municípios como Guaíra e Foz do Iguaçu, conhecendo a história de todo o estado, assim como fazendo turismo em todos os cantos do Paraná.

Deixe um comentário