Aniversário de Guaratuba, nesta quarta-feira (29), é comemorado online com várias atrações

Confira a programação completa

por Luiza Rampelotti
27/04/2020 19:52 (Última atualização: 28/04/2020)

Guaratuba. Foto: Arnaldo Alves/ANPr - 2017

As comemorações, em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estão mais modestas, restritas e, até mesmo, em algumas ocasiões, sendo adiadas ou remodeladas. É o caso do aniversário de 249 anos de Guaratuba, nesta quarta-feira (29), que será comemorado de forma inédita: virtualmente.

Para reunir todos os guaratubanos de forma segura e combater a disseminação da Covid-19, mas, sem deixar de festejar a data, a prefeitura criou uma página de comemorações online, com eventos e atividades que poderão ser realizadas por meio da internet. O site http://portal.guaratuba.pr.gov.br/niver2020/ conta com várias iniciativas especiais para a população, como um quiz com perguntas sobre a história da cidade; exposição das atividades em comemoração ao aniversário, realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino; atividades de educação ambiental para baixar e brincar com as crianças; além de concursos para participação popular.

Um dos concursos se chama “De Volta ao Passado”, no qual as pessoas podem enviar fotos antigas do município, com uma breve descrição histórica, ao e-mail: [email protected]. As escolhidas ficarão expostas na página de comemoração “Guaratuba 249 anos”.

O outro, “Cantando Guaratuba”, é um concurso de música autoral, e poderão participar solos e duplas. Serão aceitos todos os gêneros musicais, porém, só poderá ser inscrita uma música autoral de, no máximo, cinco minutos, gravada em casa. As inscrições estão abertas desde o dia 25 e seguem até o dia 10 de maio. Os vídeos devem ser enviados ao e-mail: [email protected], contendo o nome completo, CPF, estilo musical e telefones de contato dos participantes. O vencedor será revelado em maio, e os três primeiros lugares serão premiados. O 1º com um violão e um troféu, o segundo e o terceiro com troféus.

Festival Canta Guaratuba

O aniversário também será comemorado com “lives”, ou seja, transmissões multiplataforma ao vivo, via online, de artistas locais. Os shows acontecerão pelo YouTube, por meio do canal PrefeituraDeGuaratuba.

De acordo com o prefeito Roberto Justus (DEM), a ideia surgiu com o intuito de não deixar a data tão especial passar em branco. “Apesar do momento difícil que o mundo inteiro está vivendo, com o coronavírus, é importante lembrarmos e comemorarmos o aniversário desta cidade tão querida e especial, que encanta a todos. Com as recomendações de isolamento social para evitar a transmissão do vírus, pensamos em fazer algo diferente, mas que possibilitasse com que festejássemos, por isso decidimos fazer online, pois a internet aproxima a todos. Esperamos que os guaratubanos aproveitem as atividades, participem dos concursos e se divirtam com as lives que exaltam nossos artistas locais”, diz.

Aniversário de Guaratuba, nesta quarta-feira (29), é comemorado online com várias atrações 2