Antonina e Guaraqueçaba poderão transmitir apuração de votos pelo Youtube

por Cleverson Teixeira
01/11/2020 14:44 (Última atualização: 03/11/2020)

6ª Zona Eleitoral está instalada no centro de Antonina

A 6ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de Antonina e Guaraqueçaba, está planejando, por conta do novo coronavírus, mudar os protocolos de contagem dos votos. Antes da chegada da Covid-19, a circulação de pessoas para acompanhar os números da votação, nos cartórios, costumava ser grande. Com isso, a plataforma de compartilhamento de vídeos, o Youtube, poderá ser a ferramenta adequada para transmitir informação, em tempo real, aos eleitores.

“A pandemia nos desafiou a encontrar formas alternativas para fazer as coisas. Considerando que, por questões sanitárias não é recomendada a aglomeração de pessoas, estamos planejando transmitir a apuração dos votos da nossa Zona Eleitoral por meio de ‘live’, mas ainda estamos finalizando os últimos detalhes para que isso possa acontecer de forma segura e acessível”, disse a juíza de Direito da Comarca de Antonina, Emanuela Costa Almeida Bueno, a qual já presidiu as eleições dos anos de 2014 e 2016.

Antonina e Guaraqueçaba poderão transmitir apuração de votos pelo Youtube 2
Emanuela atua como juíza desde 2014

Desafio para as eleições de 2020

Emanuela disse ainda que organizar as eleições municipais, deste ano, tem sido desafiador por conta da responsabilidade em conciliar o exercício da soberania popular juntamente com o dever e o compromisso de garantir a segurança dos servidores, colaboradores, mesários e eleitores durante a votação, que, ao contrário da apuração dos votos, continua sendo de forma presencial.

Ela é responsável por organizar todo o processo eleitoral da Comarca onde atua. Os trabalhos vão desde o alistamento dos eleitores e diplomação de candidatos até a administração de todas as fases que levam à escolha dos representantes da população. “Dessa forma, a Justiça Eleitoral é responsável pelo recebimento de pedido de registro de candidaturas e pela avaliação da aptidão das candidaturas; pela distribuição do tempo da propaganda eleitoral e pela sua fiscalização; pela prestação de contas dos partidos políticos e dos candidatos; pelos atos preparatórios para a votação; pela organização no dia da eleição e pela totalização, proclamação e diplomação dos eleitos; além do julgamento de ocorrência, ou não, de ilícitos eleitorais”, complementou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Recomendações para o dia da votação

É importante destacar, segundo a juíza, que o horário de votação foi ampliado em uma hora para evitar aglomerações, sendo das 7h às 17h. Pessoas acima de 60 anos deverão escolher os seus candidatos das 7h às 10h. Todos os locais de votação serão adaptados, para que se mantenha o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. A identificação biométrica, por recomendação sanitária, foi excluída. A Justiça Eleitoral recomenda o uso de máscara desde o momento em que os eleitores saírem de casa, assim como o dever cívico ágil, para não permanecer por tempo desnecessário em suas seções.

“Recomendamos, também, que os eleitores tragam a sua própria caneta, bem como guarda-chuva ou capa de chuva em caso de tempo chuvoso, para a eventualidade de ser necessário aguardar na parte externa do local de votação”, finalizou a juíza.

Em Antonina, entre mesários e auxiliares, foram convocados 283. Já Guaraqueçaba contará com 134 colaboradores.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments