Aplicativo 190 é atualizado para atender situações do Coronavírus

por Redação JB Litoral
15/06/2020 14:20 (Última atualização: 15/06/2020)

O aplicativo 190 PR da Polícia Militar do Paraná recebeu uma nova ferramenta para que a população faça o acionamento sobre ocorrências relacionadas à pandemia do coronavírus. A nova opção permite agilizar o atendimento nos casos de aglomeração de pessoas e liberar a linha telefônica do 190 para os casos mais graves, como as de risco à vida.

 A atualização ocorreu na última semana para os sistemas Android e IOS. Para quem já tem o aplicativo, é necessário apenas fazer a atualização da plataforma. 

 Esta é uma parceria entre a Polícia Militar e a Celepar. Além de formalizar denúncias, o cidadão poderá ainda obter orientações e informações sobre prevenção ao contágio da Covid-19, recomendações e determinações do governo do Paraná sobre o controle da pandemia. O usuário será direcionado ao site oficial da campanha estadual no combate à pandemia (www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha).

 De acordo com o chefe adjunto do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), capitão Fábio Barros, o acionamento pelo aplicativo foi feito devido a maior demanda nos casos de perigo de contágio da infecção grave pelo 190 e a necessidade de criar um novo fluxo que permitisse maior rapidez no atendimento.

“O Copom da Polícia Militar orienta as pessoas a utilizarem o aplicativo para abertura imediata de ocorrências, deixando as linhas do 190 livres para situações de emergência, principalmente as de risco à vida. Com isso, a PM otimiza a triagem e o envio do socorro a quem mais precisa”, disse.

Aglomerações

 Nos casos de aglomeração de pessoas, o cidadão poderá informar pelo aplicativo a quantidade de indivíduos, o endereço onde ocorre a situação e também inserir fotos e vídeos para que o operador da PM possa verificar a gravidade da situação.

Ajuda

 Caso o cidadão suspeite de estar infectado pelo coronavírus, pelo aplicativo da PM ele poderá pedir ajuda e será redirecionado para um contato telefônico ou, se preferir, um contato por WhatsApp para que receba o atendimento necessário.

Como Funciona

 As novas funções do aplicativo já estão disponíveis para os usuários que já possuem cadastro. Basta acessar as configurações do smartphone e atualizar. Para quem for baixar o 190 PR, o aplicativo já estará atualizado com as novas opções.

 Para registrar uma ocorrência basta acessar o aplicativo, realizar o cadastro na Central de Segurança, clicar no botão COVID-19, depois em fazer uma denúncia e preencher dados como localização, quantidade aproximada de pessoas, entre outros. O cidadão também pode incluir fotos e vídeos.