Após trabalho da Deputada Yared, licitação da restauração do Casarão foi para Brasília

PAC LIBERADO

por Redação JB Litoral
06/09/2017 19:57 (Última atualização: 06/09/2017)

Com projeto licitado e pago pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (IPHAN-PR) desde 2014, pelo do PAC das Cidades Históricas e paralisado por conta do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff (PT), o projeto de restauração do imóvel histórico conhecido como Casarão, antigo Armazém do Macedo de Erva Mate, da família Macedo, agora completo, foi encaminhado ao IPHAN/Brasília para sua aprovação e encaminhamento para licitação e execução. É o que informou a Secretaria de Turismo e Cultura de Antonina na quinta-feira (31) em sua fanpage das redes sociais.

A liberação só aconteceu após o intenso trabalho da Deputada Federal Christiane Yared (PR) em Brasília, que não mediu esforços para conseguir destravar o PAC das Cidades Históricas, que teve Antonina como a única cidade contemplada no Paraná. A parlamentar já havia anunciado esta conquista para a cidade com antecipação para o comunicador Denilson Pinheiro, em seu Programa Conexão Direta, durante entrevista ao vivo. Na semana passada, satisfeito, o comunicador comentou a boa notícia e ressaltou o esforço de Yared nesta jornada. “O mérito é todo dela que trabalhou muito neste sentido e merece todo o nosso reconhecimento e, mais ainda, agradecimento”, disse Denilson em seu programa.

Após a liberação do PAC faltava ainda a liberação da licença ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), obtida no mês passado, após quitação de multa deixada pela gestão anterior pelo Prefeito José Paulo Vieira Azim (PSB).

 

Após trabalho da Deputada Yared, licitação da restauração do Casarão foi para Brasília 2

Maquete mostra como ficará o Casarão depois de concluído

Entenda o caso

Vale lembrar que os recursos previstos do PAC das Cidades Históricas foram bloqueados no início do segundo Governo Dilma e este ano, houve somente liberação para obras em andamento. Apesar de todo o trabalho da Deputada Yared em destravar o PAC, tendo em vista a crise política e financeira do país, parte dos recursos deverá ser liberada em 2018.

Além de Yared, vale destacar o trabalho da atual equipe da Superintendência Regional do IPHAN-PR, que tem dado atenção aos encaminhamentos dos projetos previstos para a cidade, inclusive o de recuperação de outros imóveis, como a Estação Ferroviária e a restauração da Igreja do Bom Jesus do Saivá.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

 

 

Com informações da Secretaria de Turismo e Cultura de Antonina

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments