Armazém Macedo finalizado: Deputada Yared faz última vistoria técnica no local antes da inauguração

por Redação JB Litoral
11/09/2020 19:33 (Última atualização: 11/09/2020)

Deputada Yared foi quem possibilitou, junto ao Governo Federal, em 2018, a reconstrução do Armazém Macedo

As obras do Armazém Macedo de Erva Mate, no Centro Histórico de Antonina, estão concluídas. Agora, só falta a inauguração do espaço que abrigará um auditório, uma biblioteca, um deck e áreas comerciais, e será mais uma unidade cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Paraná, a primeira do município.

Na sexta-feira (04), a Deputada Federal Christiane Yared (PL) esteve no local, realizando a última vistoria técnica da estrutura, e se surpreendeu. Além dela, o ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR), que é Arquiteto e Urbanista e funcionário de carreira do órgão, José Luiz Desorti Lautert, também participou da visita.

Fiquei emocionada ao entrar pela primeira vez no Armazém Macedo revitalizado e saber que a história do nosso Paraná está sendo preservada para as gerações seguintes. Era lá onde outrora se armazenava erva-mate, uma das riquezas de nosso Estado”, disse Yared.

A revitalização do espaço foi possível porque, em 2018, a deputada buscou, junto ao então presidente da República Michel Temer (PSDB), alternativas para tirar Antonina da “lista de corte” do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal. “Se não fosse por minha assessoria e por mim, o município seria mais um que sofreria o congelamento do orçamento do Iphan. Uma cidade tão importante para a memória do nosso país que seria esquecida”, relembrou. 

A construtora Biapó foi a responsável pelo restauro, iniciado em julho de 2018, orçado em R$ 6,4 milhões e fiscalizado pelo Iphan. A cidade capelista foi a única do Paraná a ser contemplada com as revitalizações pelo PAC.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura do município, Thiago Afonso de Souza, os moradores e turistas poderão ter acesso a diversas atividades no local. “O Sesc irá ofertar cursos rápidos e oficinas, todos na área cultural. Também vai ter uma cafeteria”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

História do Armazém Macedo

O patrimônio histórico possui aproximadamente 300 anos. Anteriormente, o espaço estava dividido em duas partes onde, de um lado, havia o depósito de erva-mate e, do outro, a casa da família Macedo. Com vista para as belíssimas baías de Antonina e Paranaguá, no local também é possível observar os arcos de um metro de altura, os quais serviam, naquela época, para segurar as ervas, não as deixando entrar em contato com o solo e o mar.

Completamente restaurado, o Armazém ainda passará pelos trâmites burocráticos necessários para que a inauguração aconteça. A previsão é que todo o processo seja finalizado nos próximos dias.

Ficou lindo, vai ser um lugar onde as pessoas realmente vão poder ir. É um sonho realizado, um legado que fica para a cidade. Aqui, serão oferecidos cursos que auxiliarão na geração de empregos para a população e irão fomentar o turismo local. Além disso, terá um café maravilhoso, o pessoal poderá sentar e admirar a vista belíssima do mirante”, conclui Yared.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments