ASPRAN é responsável pela entrega de alimentos às ilhas do Paraná

por Redação JB Litoral
07/05/2020 15:12 (Última atualização: 07/05/2020)

Os produtos são aguardados por um barqueiro contratado pela associação. (Foto: AEN)

As associações de produtores da agricultura familiar, além de fornecer alimentos que compõem os kits de merenda escolar, têm distribuido os produtos em lugares de difícil acesso. Na quarta (6), mais uma remessa foi levada às ilhas do litoral paranaense e comunidades indígenas. A entrega da alimentação é renoavada a cada 15 ou 20 dias.

Por conta do difícil deslocamento, uma nova logística foi implantada pela Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina (Aspran), que reúne 74 produtores e atende há dois anos a região do litoral. Com um caminhão alugado, as mercadorias são levadas a Guaraqueçaba, sendo deixadas pelo caminho as que são destinadas a escolas do continente, uma delas é da Aldeia Kuaray Guatapará.

ASPRAN é responsável pela entrega de alimentos às ilhas do Paraná 2
Foto: AN/PR

Os produtos alimentícios são aguardados por um barqueiro contratado pela associação. Depois de oito horas de viagem, o veículo descarrega as comidas, as quais são separadas em duas embarcações e levadas para as Ilhas das Peças, Superagui, Jorge Dias e Ismael Chagas de Tibicanga, todas atendidas pela Aspran.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esse trabalho em conjunto é para suprir a necessidade da comunidade carente. “O esforço de todos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, é para não deixar de atender os programas sociais e até mesmo integrar outras pessoas e famílias que estão em situação de absoluta necessidade em iniciativas que lhes garantam alimentação, ainda que estejam em locais distantes, como as ilhas”, disse.

ASPRAN é responsável pela entrega de alimentos às ilhas do Paraná 3
Alimentos sendo distribuídos à comunidade. Foto: AN/PR.

Mesmo com as aulas suspensas, devido a pandemia da Covid-19, a entrega dos kits de merenda foi garantida pelo Governo do Paraná., por meio do Decreto 4316/2020, de 21 de março.

Qualidade dos alimentos.

Segundo o diretor do Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, Angelo Fernandes, 107 estudantes são beneficiados pelo programa. Conforme ele, os produtos são de ótima qualidade. “Os alimentos entregues pela agricultura familiar chegam com qualidade muito boa. Os moradores das comunidades atendidas pelo colégio são, em sua maioria, pescadores artesanais e essa merenda é de grande valia”, afirmou.

Apoio

Em Guaraqueçaba e em todo o Litoral, servidores do Sistema da Agricultura do Paraná dão o suporte para as associações, com orientações técnicas em relação à produção e ajudando na viabilização das entregas aos programas sociais, como no caso das ilhas.

De acordo com a presidente da Aspran, Luciana de Souza, são necessários, aproximadamente, 20 dias para programar e acertar a entrega dos mantimentos. “O apoio é muito importante. Tivemos muitas dificuldades para chegar a esse resultado, mas conseguimos com sucesso”, relatou a presidente da Aspran, Luciana de Souza.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná