Brinquedos feitos a partir de lixo plástico retirado do Rio Itiberê serão distribuídos à comunidade

por Luiza Rampelotti
23/07/2020 20:24 (Última atualização: 23/07/2020)

Brinquedos são feitos com resíduos plásticos retirados do Rio Itiberê, em Paranaguá

Na segunda-feira (27), às 14h, o projeto Pé na Estrada – Praia Limpa 2020, idealizado pela ONG Eco Local Brasil, estará em Paranaguá para distribuir brinquedos sustentáveis, feitos a partir de lixo plástico retirado do Rio Itiberê, ao Instituto Palazzolo. A iniciativa conta com o apoio da MB Marketing, empresa parnanguara que promove eventos nacionais de surf.

Apesar de estar em sua primeira edição, o Pé na Estrada – Praia Limpa é o maior projeto com ativações sócio ambientais já realizado no Brasil, e seu primeiro destino para a entrega dos brinquedos é o litoral paranaense. A realização da proposta é da equipe da Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), campus Penha (SC), em parceria com a ONG Eco Local Brasil, que realiza ações ambientais de limpeza de praia, educação ambiental nas escolas, gerenciamento responsável de resíduos, entre outros.

Os brinquedos são feitos a partir de resíduos plásticos coletados em praias do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e distribuídos em projetos sociais, envolvendo colaboradores convidados em cada cidade beneficiada. “O objetivo desta ação é alertar e conscientizar a sociedade sobre a problemática que o mundo todo vem enfrentando, quanto a poluição de nossos oceanos. O lixo plástico coletado é transformado em brinquedos pelos processos de beneficiamento destes materiais aplicados pela ONG Eco Local Brasil”, destaca o coordenador de atividades da ONG, Filipe Oliveira.

Brinquedos feitos a partir de lixo plástico retirado do Rio Itiberê serão distribuídos à comunidade 2
Projeto é realizado nas praias do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e está em sua primeira edição

Em Paranaguá, o empresário Antônio Maninho Barbosa, da MB Marketing, é o convidado da ação social, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do surf nacional. Em outros municípios e estados, a ação conta com a participação de atletas profissionais, da elite do surf, coordenadores de projetos ambientais, entre outros.

Só tenho a agradecer pela homenagem nacional e pelo convite em estar presente nesta ação social na minha cidade. Estou grato pelo reconhecimento e por pode estar junto de grandes nomes, como do campeão mundial Gabriel Medina, Caio Ibelli (WSL), o bicampeão brasileiro Jojó de Olivença, entre outros que têm colaborado com o projeto”, diz Maninho Barbosa.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O Instituto Palazzolo

A doação irá beneficiar às famílias cadastradas no Instituto Palazzolo, localizado na Rua dos Perdizes (sem número), no bairro Jardim Esperança, que atende, além de sua comunidade, também aos moradores do Vale do Sol, Vila Garcia, Rio da Vaca, Jacarandá e Porto Seguro. A entidade exerce um importante trabalho social no apoio à educação de crianças e adolescentes dos bairros, que trabalham com reciclagem.

Com a pandemia, as crianças também foram privadas de suas atividades, muitas delas não entendem o que está acontecendo. Os brinquedos recicláveis servirão de estímulo ao lúdico e complemento aos projetos socioambientais realizados pelo Instituto Palazzolo”, comenta Maninho Barbosa.

Com informações de MB Marketing

Brinquedos feitos a partir de lixo plástico retirado do Rio Itiberê serão distribuídos à comunidade 3
Doação dos brinquedos irá beneficiar famílias cadastradas no Instituto Palazzolo