Campeonato de Xadrez no Litoral do Paraná

por Redação JB Litoral
24/08/2016 13:41 (Última atualização: 24/08/2016)

NULL

A cidade de Matinhos será a capital do Xadrez nacional nesse fim de mês em agosto, quando receberá os melhores enxadristas do país durante o ABERTO DO BRASIL COPEL TELECOM SESC CAIOBÁ 2016, a ser disputado no Salão de Eventos do Hotel SESC Caiobá entre os dias 26 a 28 de agosto.

O Litoral paranaense foi referência no cenário do xadrez brasileiro na década de 90, quando aportou campeonatos de alto calibre: 2 Mundiais de Xadrez, diversos Panamericanos e campeonatos Brasileiros da modalidade Xadrez.

O evento mobilizará cerca de 150 a 200 jogadores de xadrez, além de visitantes e convidados. O objetivo do campeonato é classificar 02 jogadores da região para a respectiva Semifinal do 83º Campeonato Brasileiro e também incentivar o Turismo esportivo e cultural de Matinhos e região.

A organização do ABERTO DO BRASIL COPEL TELECOM SESC CAIOBÁ 2016 é da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR. Já confirmaram presença cerca de 20 jogadores titulados (Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Candidatos a Mestre). Além da participação de Mestres, o campeonato permite a movimentação e obtenção de pontos no Rating internacional e nacional para todos os jogadores.

O evento integra o plano de ação do Projeto de Xadrez da FEXPAR patrocinado pela COPEL TELECOM. Também ocorrem pelo estado eventos do mesmo Projeto como o Circuito de Xadrez Rápido. Segundo o presidente da FEXPAR, Ciro José Cardoso Pimenta, “o suporte e a parceria com a Copel Telecom permite que executemos nosso calendário com prazos adequados e melhor qualidade em cada evento realizado. A ligação do xadrez com o setor de informação e tecnologia é fato e não poderíamos ter melhor companhia nesta empreitada para promover o Xadrez do Paraná”.

O campeonato terá premiação de 10 mil reais, além de medalhas e troféus. A visitação é aberta ao público e maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.fexpar.com.br/

Na lista de inscritos constam os nomes dos Grandes Mestres Internacionais de Xadrez Everaldo Matsuura, Felipe El Debs, Neuris Delgado (Paraguai). “ Os enxadristas que virão prestigiar o evento não querem só medir forças contra os melhores jogadores do Brasil. Eles vêm aqui porque realmente gostam de participar dos eventos realizados no Paraná, seja pelos atrativos do nosso litoral, neste caso, ou pela costumeira boa organização dos eventos aqui realizados”, afirma o Mestre Internacional de Xadrez Rodrigo Disconzi da Silva, que auxilia no gerenciamento do Projeto junto à FEXPAR.

Paralelamente ao evento, ocorrerá nos dias 27 e 28 um Curso de capacitação de xadrez para professores com carga horária total de 20h (sendo 16h presenciais e 4h a distância). O curso ocorre graças à parceria entre a FEXPAR, UFPR e SESC.

O Curso será ministrado pelo instrutor Wilson da Silva, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Deixe um comentário