Capitania dos Portos do Paraná celebra 163 anos de criação

por Redação JB Litoral
04/10/2016 16:57 (Última atualização: 04/10/2016)

NULL

Para comemorar os 163 anos de criação da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), foi realizada na manhã desta terça-feira (04) uma cerimônia na sede da CPPR, com a presença do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Glauco Castilho Dall’Antonia, além de autoridades civis e militares.

“Cumprimento o Capitão dos Portos, Oficiais, Praças e Servidores Civis que ao longo desses anos se empenharam em contribuir para a Segurança do Tráfego Aquaviário. Enfatizamos a  responsabilidade dessa Capitania, considerando a grandiosidade econômica do Porto de Paranaguá”, destacou o Vice-Almirante.
 

Em sua mensagem dedicada à data, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva, destacou a participação da sua tripulação, composta de civis e militares.
 

“Junto com o legado dos nossos antecessores, escrevemos  esta história secular. Os óbices da atual conjuntura são enfrentados com perseverança e abnegação. Prosseguimos com o nosso trabalho vencendo obstáculos, melhorando nossas instalações, modernizando e agilizando o nosso atendimento”, declarou.

Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar Capitão de Mar e Guerra
Renato Pericin Rodrigues da Silva
 

Medalha
 

Na cerimônia, o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada, Aléssio Oliveira da Silva, foi condecorado com as Medalhas “Mérito Tamandaré” e “Ordem do Mérito Naval”, pelos relevantes serviços prestados  à Marinha do Brasil.
 

História

A CPPR é uma das Organizações Militares que representa a Marinha do Brasil no estado do Paraná, tendo sob sua jurisdição 65 municípios. Sediada no município de Paranaguá, conta com um efetivo de 120 pessoas, entre militares da ativa e da reserva e servidores civis. Seu lema “Sua segurança no mar é a nossa missão”, traduz suas principais tarefas que são a de contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

A história da CPPR funde-se à história do Paraná: Em 1º de outubro de 1853, logo após a emancipação da Província do Paraná, foi criada, por intermédio do Decreto Imperial nº 1.241, a Capitania dos Portos do Paraná. A CPPR está presente na segunda maior Baía do Brasil, com 667 km² de extensão, compreendendo as baías de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pinheiros.

 

Fonte: Da assessoria de imprensa da Capitania dos Portos

 

 

 

 

 

Deixe um comentário