Capitania dos Portos do Paraná divulga orientações sobre Operação Verão

por Redação JB Litoral
02/11/2013 00:00 (Última atualização: 02/11/2013)

NULL

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) promoveu na manhã da última terça-feira (29) reunião do Conselho de Assessoramento com proprietários de marinas, representantes de iates clubes e de prefeituras do Litoral do Paraná, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Força Verde.

No encontro foram divulgadas as ações que serão implementadas pela CPPR durante a Operação Verão 2013/2014, em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana e da prática segura de atividades de esporte e recreio. Segundo a CPPR, as inspeções navais são realizadas ao longo do ano todo, mas serão reforçadas entre dezembro e março de 2014, com a Operação Verão.

“A temporada de verão será próxima e é notável o aumento do tráfego aquaviário. Atuaremos com o propósito de prevenir acidente e garantir que os veranistas possam aproveitar este período de lazer com tranquilidade, sem descuidar da segurança acima de tudo”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho.

A principal orientação é que os navegadores estejam com os documentos pessoais e da embarcação em ordem e respeitem as normas de segurança. “Manteremos nossas inspeções com o propósito de orientar os navegadores e coibir práticas abusivas como o excesso de velocidade e a navegação em área destinada aos banhistas; a condução de embarcação sem ser habilitado e pilotar sob o efeito de bebida alcoólica, entre outros”, destacou o Capitão dos Portos.

Marinas

Outro ponto destacado na reunião foi o papel das marinas junto aos seus associados. Entre as ações de segurança estão o acompanhamento do itinerário e o controle dos horários de saída e de chegada das embarcações, bem como ter uma comunicação eficiente com seus usuários.

Segundo a CPPR, é de extrema importância que os navegadores informem às marinas seus planos de navegação, horários e contatos. Tal medida tem como propósito possibilitar uma atenção mais eficiente no caso de operações de socorro e salvamento.

No site da Capitania dos Portos do Paraná (www.mar.mil.br/cppr) é possível conhecer os procedimentos corretos para uma navegação segura, além de informações sobre habilitação de amadores. O telefone para denúncias e emergências é o (41) 3422 3033.

Deixe um comentário