Captura do caranguejo está liberada até o dia 14 de março

por Redação JB Litoral
11/12/2013 00:00 (Última atualização: 11/12/2013)

NULL

Está liberada desde o dia 1º de dezembro da captura do caranguejo-uça no Litoral do Paraná. A permissão vai até o dia 14 de março.

Apesar do longo período de defeso, a Polícia Ambiental aponta que a cada ano tem diminuído a quantidade de caranguejos no mangues e restingas da região.
 
Também há regras para a captura neste período fora do defeso. Só machos, com carapaça superior a 7 centímetros, podem ser capturados. Também é proibida a captura em unidades de conservação de proteção integral. A captura só pode ser feita manualmente – nunca com o auxílio de instrumentos como ganchos e outros.
 
Outra proibição diz respeito ao comércio e transporte. Não é permitida o transporte e venda apenas de partes, como as garras. É preciso comercializar o caranguejo inteiro. 
 
Também é proibida trazer caranguejos de outros estados para o Paraná. Os infratores flagrados podem pegar até três anos de cadeira, pagar multa e ainda ter veículo ou embarcação apreendidos.
 
Saiba a diferença entre caranguejo macho e caranguejo fêmea (Veja abaixo)
  • Observar o “triângulo” na parte de baixo. Se o triângulo for fino trata-se de macho, porém, se for espesso (avolumado) é fêmea. 
  • Os machos possuem mais “pelos” que as fêmeas nas patas e também são maiores.

Deixe um comentário