Cida Borghetti, ao lado de Richa, pretende expandir avanços conquistados no Paraná

Candidata à vice-governadora quer aumentar ainda mais avanços logísticos e econômicos no litoral, com foco também no turismo da região.

por Redação JB Litoral
17/09/2014 22:06 (Última atualização: 17/09/2014)

NULL

Encerrando a série de reportagens com os principais candidatos a vice-governador, o JB entrevistou a candidata à vice-governadora, deputada federal Cida Borghetti (PROS), da coligação que apoia a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Com um vasto currículo na vida pública, Cida começou sua carreira em 1991, após vários anos no meio político, ela conseguiu se eleger por dois mandatos para deputada estadual, entre 2003 e 2010. Na última eleição se elegeu como deputada federal, com 147.910 mil votos, sendo a mulher mais votada na história do Paraná para a vaga na Câmara Federal. Casada, natural de Caçador (SC), Cida é mãe de uma filha e tem no currículo as atividades de empresária, jornalista, possuindo formação superior em Administração, com especialização em Políticas Públicas pela UFRJ. Com o foco de atuação no combate a injustiça social, aumento de emprego e redução de impostos, a candidata pretende maximizar avanços logísticos e turísticos no litoral. Confira abaixo a entrevista exclusiva:

JB – Como ocorreu a sua escolha para vice de Beto Richa?
Cida Borghetti – Foi uma honra ter sido convidada para ser a vice-governadora do Beto Richa. Fiquei feliz pelo governador ter tido a sensibilidade de abrir espaço para as mulheres na chapa majoritária. A escolha, como sempre ocorre nesses casos, foi resultado de um processo político de negociações e composições. Vi o convite, sobretudo, como uma homenagem para todas as mulheres paranaenses.

JB – O que motivou aceitar a composição na majoritária?
Cida Borghetti – Encaro como um grande desafio. Represento um grupo político das regiões Norte e Noroeste, um grupo que nos últimos anos transformou Maringá em referência estadual e nacional. Maringá possui hoje o melhor IDH do interior, a melhor gestão fiscal do país, é considerada uma das melhores cidades do Brasil para se investir. Trago também as bandeiras pelas quais sempre trabalhei: da saúde preventiva e da atenção especial às mulheres, crianças, jovens e idosos. Quero levar essas experiências para o Palácio Iguaçu e ajudar o governador Beto Richa a desenvolver ainda mais a nossa cidade.

JB – Quais propostas das diretrizes do pros que pretende inserir e defender no programa de governo?
Cida Borghetti – As principais bandeiras do PROS são combater as injustiças sociais, reduzir impostos e gerar emprego de qualidade para a população. No Paraná temos que ampliar com os avanços do governo Richa. Em pouco mais de três anos, o governo do Estado reduziu a mortalidade materna em 40 % e a mortalidade infantil em 10%; reduziu os homicídios em todas as regiões e investiu R$ 8,5 bilhões na Saúde. Beto criou o maior programa de industrialização da história do Estado que está gerando renda e empregos em todas as regiões, o Paraná hoje é o 3º estado mais competitivo do Brasil e o melhor local para empreendedores, segundo pesquisa do Sebrae e da CNI. Foram ótimos resultados, mas precisamos e vamos avançar mais.

JB – Qual o papel de vice na chapa majoritária?
Cida Borghetti – Agora na campanha, estou com uma agenda paralela a do governador Beto Richa e a do Senador Álvaro Dias. Tenho viajado por todo o Estado, só nas últimas semanas percorri de carro mais de três mil quilômetros pelas regiões Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste, Central e Campos Gerais. Em setembro vou ao Norte Pioneiro, Norte Velho, Litoral, Sul e Região Metropolitana de Curitiba.
Nas cidades fazemos diferentes eventos de campanha como: caminhadas, carreatas, atendimento à imprensa e reuniões. Gosto de parar para ouvir as pessoas, receber sugestões de perto para quais as necessidades da nossa população.
No Governo eu quero ser a parceira para todos os momentos do governador Beto Richa. Auxiliá-lo na construção de políticas públicas ainda mais eficientes para os que mais precisam da ajuda do Governo.

JB – Quais ações feitas como deputada estadual e federal para Paranaguá e do litoral?
Cida Borghetti – Na Assembleia Legislativa fui a deputada estadual que mais aprovou leis, 101 ao todo, em oito anos de mandato. Com destaque ao trabalho pela saúde preventiva das mulheres, principalmente, no combate ao câncer de mama e de colo de útero. Essa importante militância eu levei para a Câmara Federal e hoje temos um dia nacional de combate ao câncer de mama, que é comemorado no dia 27 de Novembro com ações de conscientização em todo o país. Fui autora também da lei que criou as regiões metropolitanas do Paraná. Em relação ao Litoral, sempre fui defensora do Porto Público e moderno, mais investimentos em Saúde, mais infraestrutura para a região e do fortalecimento do turismo.

JB – O que o litoral e Paranaguá podem esperar de Cida?
Cida Borghetti – Podem esperar uma parceira. Sou municipalista e defensora intransigente do fortalecimento dos municípios. Paranaguá e as cidades do litoral podem ter certeza de que sempre estarei defendendo mais recursos e investimentos para as cidades.
No caso de Paranaguá e do Litoral vamos trabalhar para ampliar as melhorias nos Portos de Paranaguá e Antonina; implantar o Porto de Pontal e por melhor infraestrutura da região; revitalizar as orlas, com o alargamento da praia de Matinhos; fortalecer o turismo em Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, na Ilha do Mel e nas nossas praias. Nosso Litoral possui pontos que encantam brasileiros e estrangeiros, creio que temos que divulgar melhor ainda essas nossas riquezas.

Deixe um comentário