Cidades do litoral se preparam para campanha de vacinação

por Maisy Pires
26/09/2020 12:41 (Última atualização: 26/09/2020)

As doses da vacina contra a pólio são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa. (Foto: Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, sendo assim, as doses devem começar a ser aplicadas em todo o estado na segunda-feira (28) e terminará no dia 30 de outubro.

Conforme o calendário nacional, a campanha estava prevista para acontecer entre os dias 5 e 30 de outubro. No entanto, a vacinação terá uma semana a mais de duração no Paraná, segundo o governo.

A Sesa informou que alterou o calendário para que pais e responsáveis tenham mais oportunidades de vacinar os filhos, principalmente durante a pandemia. Serão ofertadas 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade.

Campanha no litoral

Paranaguá

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá informou, em nota, “que a vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde. Os pais ou responsáveis podem sanar suas dúvidas na unidade mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação da criança e/ou adolescente”.

Ainda de acordo com a nota, “é importante que o cidadão se dirija até a unidade para que os profissionais possam verificar as vacinas faltantes na carteira de vacinação e orientar o cidadão quanto a atualização e sobre a Poliomielite”.

Guaratuba

Em Guaratuba, o Dia D de imunização acontecerá em 17 de outubro, um sábado. Neste dia todas as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para realização de vacinas, das 8h às 17h.

Nos dias de semana é preciso fazer agendamento nas unidades de saúde para evitar aglomeração.

Contato do Whatsapp das UBSs:

UBS Caieiras – 3472-8749

UBS Coroados – 3472-8748

UBS Figueira – 3472-8746

UBS Mirim – 3472-8747

UBS Cohapar – 3472-8732

UBS Piçarras – 3472-8733

UBS Cubatão – 991513038

Pontal do Paraná

A Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná informou que, nesta primeira fase, as vacinas serão aplicadas nas Unidades de Saúde, e quando chegar um número maior de doses, a vacinação será realizada com os micro-ônibus da Saúde nos bairros. Os veículos possuem ar condicionado, que ajuda na conservação das vacinas.

Morretes

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Segundo a secretária de Saúde de Morretes, Lúcia Hissae Shingo, “haverá uma reunião no início da próxima semana para organizar as estratégias, junto ao estado, visando o reforço de mais pontos de vacinação, além das unidades de saúde”.

*Até a publicação desta reportagem, Antonina, Guaraqueçaba e Matinhos não se manifestaram sobre o assunto.

Sobre a Poliomielite

Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. No Paraná, o último caso da doença foi registrado em 1987.

A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado.

As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Sobre a Multivacinação

A campanha multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade, segundo a Sesa.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão:

BCG, que previne a tuberculose

Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B

Rotavírus humano, contra a diarreia

Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite

Meningocócica C e ACWY, contra meningites

Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola

Varicela

Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens

Hepatite A

Febre amarela

Com informações da Sesa

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments