CMJ cobra Governo do Estado conclusão do Centro da Juventude

Obras no local estão paradas desde janeiro de 2011. Centro depende do governo estadual para voltar a ser construído.

por Redação JB Litoral
28/01/2014 00:00 (Última atualização: 28/01/2014)

NULL

Na última semana, o presidente do Conselho Municipal, Getúlio Rauen, deu entrevista exclusiva ao JB onde revelou que protocolou um pedido de informações ao Governo do Estado sobre a possibilidade de retomar as obras do Centro da Juventude que estão paradas desde janeiro de 2011. Localizado no Bertioga, ao lado do colégio Carmem Costa, o local teve suas obras iniciadas em 2009, no entanto até o momento não foi concretizado. No início de sua construção, a obra estava orçada em R$2,3 milhões.

De acordo com Rauen, o CMJ pediu informações à Prefeitura Municipal, que afirmou o retorno das obras dependia de aval da Secretaria Estadual da Família, que exigiu documentos do poder público municipal que já foram entregues no último ano. Segundo Getúlio, a Prefeitura “enviou certidões, atas dos conselhos envolvidos e demais documentações e foram enviados em agosto de 2013 e até o momento não teve retorno por parte do Governo. No momento aguardamos um retorno por parte do Governo do Estado, pois o Município já fez sua parte. “É obrigação do CMJ cobrar e fiscalizar essa obra e qualquer política publica para juventude”, completa.

Ainda segundo o presidente do CMJ, em 2012 uma comitiva do Conselho chegou a ir para Curitiba cobrar o Governo do Estado sobre a obra, porém o poder público ressaltou que o retorno dependia de liberação da Justiça, pois a empresa vencedora da licitação, Cima Engenharia e Empreendimentos Ltda, não quis terminar a obra, sendo necessária uma ação judicial da Prefeitura e Estado cobrando a retomada das obras. A declaração de Rauen demonstra que o Centro encontra-se estagnado devido a pendências burocráticas judiciais e no Governo do Estado.

“O Paraná hoje tem mais de dez Municípios com Centro de Juventude e todos eles oferecem uma qualidade melhor de vida para os jovens principalmente na área cultural, o Centro da Juventude Paranaguá é muito importante para nossos jovens principalmente para a juventude daquela região que não tem espaço cultural e esportivo próximo, o Centro da Juventude vai beneficiar com atendimento, vai disponibilizar psicólogos, assistente social, projetos culturais e esportivos, atividades, cursos entre outras inúmeras coisas que podem ser feitas para a nossa juventude naquele espaço”, afirma Getúlio. O local, segundo o informado pela Prefeitura em 2010, terá 2.541m² serão de área construída, com “projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e prevê a instalação de laboratório de informática, biblioteca, auditório, salas multiuso, bloco para atividades esportivas, praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo, além de piscina”, declara o município.

Getulio Rauen afirma que até o momento o Governo do Estado não deu nenhuma resposta sobre o pedido de informações protocolado em agosto de 2013, porém ressalta que foi recebido pela Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, representada pelo assessor Edson Lau Filho que, segundo ele, se mostrou disposto a colaborar com o CMJ na “batalha”. Um novo pedido de informações foi novamente protocolado na Secretaria Estadual da Família.

“Tenho esperança sim que o Centro da Juventude seja concluído ainda esse ano, pois a Prefeitura Municipal de Paranaguá tem aberto as portas para o Governo do Estado e tem trabalhado em parceria, devido a isso algumas obras em Paranaguá foram concluídas e a acredito que o Centro da Juventude seja uma delas, pois acredito que os nossos governantes tem conhecimento que atualmente a população jovem tem aumentado muito e precisam de uma atenção especial e somente no Paraná somos mais de 25% da população”, ressalta Rauen, afirmando ainda que existem cerca de 2,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos no Paraná. “Peço aqui o apoio da população dos nossos vereadores que intercedam junto com o Conselho pelo nosso Centro da Juventude, nossos jovens precisam e merecem mais esse espaço. O jovem é o presente do nosso Brasil e algo precisa ser feito imediatamente”, finaliza.

*Com informações da Prefeitura Municipal.

Deixe um comentário