Coleta de lixo é retomada depois de reivindicação de moradores de Morretes

por Cleverson Teixeira
17/04/2020 11:27 (Última atualização: 19/04/2020)

SEMMA anuncia a retomada dos serviços. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Morretes)

Moradores de Morretes recorreram as redes sociais, nos últimos dias, para reivindicar serviço de coleta de lixo no município. O centro da cidade acumulava uma grande quantidade de resíduo. Com o registro de casos de dengue na região, a população ficou preocupada com a falta de recolhimento dos detritos. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são 13 notificações e um registro confirmado da doença.

O vereador de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior (PSD), também se manifestou sobre o assunto. Segundo ele, o motivo do acúmulo de lixo foi o vencimento da licitação. “A prefeitura deixou vencer mais uma vez a licitação de coleta e não fez a tempo uma nova. Por esse motivo, toda a cidade estava repleta de lixo espalhado pelas ruas, o que ajudava na proliferação de outras doenças”, afirmou.

Coleta de lixo é retomada depois de reivindicação de moradores de Morretes 2
Foto: Divulgação/Facebook

Logo após a manifestação popular via Facebook, a Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMMA) anunciou, na quinta-feira (16), a volta da coleta dos resíduos sólidos, informando a contratação de uma nova empresa especializada. Conforme a pasta da gestão atual, os trabalhos já foram retomados e seguirão o mesmo cronograma já praticado pelos coletores.

Prefeitura divulga nota sobre a situação

De acordo com a Prefeitura de Morretes, o serviço de coleta estava em fase de transição, já que o contrato com a antiga empresa havia terminado. O motivo da paralisação do trabalho, conforme a administração municipal, foi a desistência de última hora da instituição habilitada a recolher o lixo.

Em nota, tomando ciência da gravidade da situação, a SEMMA se desculpou pelo transtorno, colocando-se à disposição de todos para qualquer dúvida ou reclamação. “Tivemos dificuldades com a coleta do lixo. Entendemos a ansiedade e a preocupação das pessoas. Sabemos, inclusive, que a falta dessa coleta pode provocar focos de dengue e outras situações. Por isso, fomos buscar recursos para resolver esses problemas. Pedimos desculpas à população por esse atraso na coleta”, disse.