PUBLICIDADE

Com 10 leitos de UTI para casos graves no HRL; Governo do Paraná anuncia mais 317 para o Estado

por Maisy Pires
26/03/2020 16:34 (Última atualização: 26/03/2020)

O HRL possui atualmente 10 leitos para casos graves e 14 de enfermaria.

Nesta quinta-feira, 26, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), anunciou que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) vai ativar mais 317 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 731 de enfermaria em hospitais de todo o Estado.  

A estrutura estará disponível em 10 dias e se somará aos 3.603 leitos de atendimento especializado (públicos e particulares) já existentes em 60 hospitais de referência espalhados pelo Paraná. 

Segundo informações do diretor da 1º Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, desses 317, serão 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria destinados ao Hospital Regional do Litoral (HRL). “Atualmente, o hospital possui 10 leitos para casos graves e 14 leitos de enfermaria para atender os sete municípios da região.  Com essa medida do governo, o HRL ficará com 20 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria. Acredito que esse número suporta a demanda do que chamamos de primeira fase, mas estamos vendo a possibilidade de termos leitos de retaguarda nos demais hospitais municipais”, explicou José. 

De acordo com o secretário da SESA, Beto Preto, as equipes técnicas trabalham com a estimativa de 10 mil casos no Estado, mas a estrutura está desenhada para a hipótese de até 30 mil registros. Ele sustentou que de 15% a 20% dos infectados serão internados, em média. “Um terço poderá passar pela UTI. Ou seja, estamos preparados para todos os cenários”, afirmou.  

O secretário frisou que toda a estruturação conta com recursos do Tesouro Estadual, do governo federal e de verbas que estão sedo liberadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e Tribunal de Justiça, além do Tribunal de Contas e Ministério Público do Paraná. 

Com informações da AEN