Com apoio da Prefeitura, projeto ‘Livros na Praça’ chegará a Paranaguá na próxima semana

Mais de 2000 livros serão disponibilizados para empréstimo à população de forma gratuita. Apresentações culturais também serão feitas.

por Redação JB Litoral
16/06/2016 22:07 (Última atualização: 16/06/2016)

NULL

Na próxima semana, Paranaguá irá receber o projeto “Livros na Praça”, apoiado pela Prefeitura Municipal e promovido por meio das empresas Mosaic Fertilizantes/Instituto Mosaic e Korporativa Marketing, junto ao Ministério da Cultura (MinC), através de recursos da Lei Rouanet. Trata-se de um ônibus-biblioteca itinerante, que conta com mais de 2000 livros para empréstimo gratuito à população, bem como realização de atividades culturais. A ação será feita na Praça João Gualberto – Travessa Dr. Antonio Fontes, Nº 02, ao lado do ginásio Joaquim Tramujas, no centro, entre os dias 20 a 20 de junho. A parceria com o setor privado em prol de projetos culturais em Paranaguá é uma determinação do prefeito Edison Kersten.

O lançamento da iniciativa Livros na Praça, que foi viabilizada pela Mosaic por meio da Lei Rouanet, será realizado na próxima segunda-feira (20) às 14h. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, da secretária municipal de Educação, Hilda Werner, e de representantes da Mosaic Fertilizantes. A participação será totalmente gratuita em todos os dias da atração. Brindes e petiscos serão distribuídos para população no evento. Cerca de 25 escolas municipais foram convidadas para visitar o “Livros na Praça”. 

“O projeto do ônibus-biblioteca itinerante que virá a Paranaguá é um exemplo claro de parceria positiva entre poder público e privado em prol de projetos culturais em Paranaguá. O município colaborará na estrutura e em todo o apoio que for necessário, através da nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). É uma oportunidade gratuita de enriquecimento cultural para os nossos cidadãos, que trará os alunos das nossas escolas municipais para a atração”, afirma o prefeito Edison Kersten. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Hilda Werner, 2000 livros infantis, juvenis e adultos serão disponibilizados pelos projetos aos munícipes, de autores nacionais e internacionais e até mesmo presença de exemplares em braile para deficientes visuais. “É gratificante ver o comprometimento de organizações do setor privado no apoio ao desenvolvimento da comunidade local. Especialmente por meio de iniciativas tão positivas e relevantes, como o incentivo à leitura. Além disso, apresentações culturais serão feitas no local, bem como contação de histórias e espaços para ações lúdicas. O espaço estará aberto para atrações culturais locais, que poderão atuar na parte interna do ônibus”, completa. 

“Sabemos como o hábito da leitura é importante e pode abrir portas para novas descobertas e conhecimentos. Temos muita satisfação em viabilizar este tipo de ação que pode ser um agente de mudança na vida de tantas pessoas”, conta Fernando Fiorucci, gerente de terminal marítimo da Mosaic Fertilizantes.

“Esta iniciativa é realizada pela empresa Korporativa Marketing junto à Mosaic e está levando uma biblioteca itinerante para a cidade por ter total sinergia com o seu programa Mosaic Educa o qual o objetivo é incentivar o interesse pela leitura entre crianças e jovens, criando bibliotecas e capacitando educadores. A iniciativa foi apresentada para a Mosaic por estar alinhada a sua área de interesse no que diz respeito à Responsabilidade Social Corporativa”, relata a assessoria da Mosaic. 

Segundo o consultor Renato Paixão, da VRProjetos, que apresentou o projeto da biblioteca para a Mosaic, “o objetivo do ônibus-biblioteca é justamente promover a leitura e conquistar novos leitores, que também proporciona a inclusão sociocultural através da realização de atividades culturais gratuitas para toda a população”, completa. Paixão presta consultoria à empresas de todo o Brasil, no que tange ao uso de recursos de imposto de renda junto às leis federais de incentivo. 

FUNCIONAMENTO DAS 10 ÀS 16H ENTRE OS DIAS 16 A 20 DE JUNHO

De acordo com a organização do projeto, o ônibus-biblioteca estará funcionando ininterruptamente do dia 20 a 29 de junho (segunda à sexta-feira) das 10h às 16h, em frente à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), na praça ao lado do ginásio Joaquim Tramujas, no centro. O projeto já esteve em diversos estados do país, como São Paulo, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Bahia. Esta é a primeira vez que o ônibus irá estacionar no Paraná. 

O projeto Livros nas Praças funciona com um ônibus transformado em biblioteca, visitando praças de comunidades com difícil acesso a bibliotecas públicas. Os visitantes podem ler no ônibus, bem como levar até dois livros por empréstimo mediante cadastro prévio (maior de 16 anos, apresentando documento de identificação com foto e comprovante de residência). Também são realizadas oficinas de leitura, contação de histórias e conversa com autor, sempre incentivando talentos locais.

SERVIÇO

Abertura do projeto “Livro na Praça” – Ônibus-biblioteca itinerante

Data: Segunda-feira (20)

Horário: 14h

Local: Praça João Gualberto – Travessa Dr. Antonio Fontes, Nº 02, ao lado do ginásio Joaquim Tramujas

Toda a comunidade está convidada. 
 

Deixe um comentário