Comissão de Viação e Transportes visita Porto de Paranaguá amanhã

por Redação JB Litoral
29/08/2013 00:00 (Última atualização: 29/08/2013)

NULL

Amanhã, dia 30, o deputado federal Zeca Dirceu e demais integrantes da Comissão de Viação e Transportes irão realizar uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. O encontro foi solicitado pelo parlamentar, com o objetivo de verificar as condições estruturais do local. Na ocasião, será feito um levantamento sobre as melhorias a serem implantadas de acordo com a nova lei dos portos. Confirmaram presença na comitiva o prefeito de Paranaguá Edison Kersten e o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, Pepe Richa. Também devem estar presentes representantes de 23 sindicatos ligados ao porto.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA, fará uma apresentação do local à comissão. Logo depois o grupo seguirá para uma vistoria terrestre e aquática das instalações.  “Essa visita será essencial para conhecermos as necessidades do Porto de Paranaguá. Ele é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina”, destacou o deputado Zeca Dirceu, lembrando também sobre o Plano Nacional de Investimento em Logística, coordenado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O sistema de dragagem do Porto de Paranaguá permitirá o aprofundamento dos canais de acesso aos terminais, capacitando-os a receber navios de maior porte, aumentando a competitividade e a capacidade de movimentação de cargas. Ao todo, serão realizados investimentos de cerca de R$ 7,5 bilhões em portos em todo o país.

No Paraná a dragagem de aprofundamento, do Canal da Galheta, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, será custeada com recursos federais através do PAC 1, no valor de 53 milhões de reais.

 

Deixe um comentário