Como escrever os votos do casamento?

por Priscilla Nakamura [email protected] @priscilla.nakamura
14/07/2020 14:36 (Última atualização: 14/07/2020)

Foto: Reprodução Pinterest

Como Produtora e Cerimonial, sempre falo da importância dos votos, ou, ao menos, uma “mensagem” um para o outro, mesmo que não sejam faladas durante a cerimônia de casamento. Essas mensagens podem ser enviadas no dia da cerimônia, com um presente para o noivo(a) durante o Making of, ou pode ser entregue no dia seguinte, ao tomarem o primeiro café da manhã como casados.
O importante é registrar esse amor e emoção que estão sentindo, e terem o privilégio de ler e reler essa declaração cheia de carinho sempre que quiserem!

Para lhes ajudar nesse momento, abaixo algumas dicas de como escrever os seus votos!


1) Concentre-se: reveja algumas fotos da história de vocês, relembre momentos importantes que passaram juntos e traga à tona seus sentimentos!

2) Reflita a respeito dele(a): liste palavras e características que se destacam nele(a), pense em perguntas chave e disserte em relação a elas:

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

  • – Por que ele(a) é o amor da minha vida?
  • – O que me faz querer passar o resto da vida ao seu lado?
  • – O que ele(a) faz diferente dos(as) demais?
  • – Quais maiores qualidades você admira nele(a)?
  • – O que ele(a) transformou em minha vida desde sua chegada?

    3) Com isso em mente, crie uma estrutura de como irá traduzir tudo isso! Exemplo:
  • – 1º parágrafo: a respeito de nossa história
  • – 2º: a importância dele(a) na minha vida
  • – 3º: expectativa para nossa vida a dois
  • – 4º: promessa de amor


4) Seja autêntico(a) para ele(a): transforme em palavras os seus sentimentos de forma personalizada, evite pegar textos prontos!

5) Encerre com uma promessa de amor, afinal o enlace matrimonial não representa apenas um pacto civil, é um rito de passagem especial que deve ser selado com uma promessa de alma, né?

ATENÇÃO: resuma o que quer falar, um texto longo pode se tornar cansativo! Algumas igrejas permitem que os noivos substituam os votos de casamento tradicionais por votos personalizados, escritos por cada um de acordo com suas intenções e sentimentos. Mesmo assim, é necessário consultar o celebrante para saber se há́ palavras obrigatórias e outras que não devem ser utilizadas, ok?