Copadubo: uma das principais empresas de transporte do Paraná

por Redação JB Litoral
29/12/2020 20:36 (Última atualização: 4 semanas atrás)

Por Ricardo Vieira 

Fundada em 1996 como cooperativa, a então COPADUBO – Transportes de Fertilizantes, Sal, Corrosivos e Derivados do Litoral, começou uma história de confiança e respeito no setor de transporte de cargas a granel em Paranaguá. Desde aquela época, a empresa vem desempenhado um papel de fundamental importância para a cidade, gerando emprego e renda no município.  

Atualmente, ela não é mais uma cooperativa, pois cresceu e, hoje, é a Copadubo Transporte e Logística S/A, que possui frota própria, com mais de 500 caminhões, diversos profissionais da área de logística e tecnologia de ponta no rastreamento de cargas.     

São mais de 70 funcionários administrativos contratados diretamente. Além disso, gera, indiretamente, milhares de empregos e renda, por meio de prestadores de serviços e no comércio. 

Com atuação exclusiva no município de Paranaguá, é responsável pelo transporte de todas as cargas a granel que circulam entre os terminais do Porto, armazéns e empresas, e é considerada, atualmente, uma das principais entidades no ramo de transporte, no estado do Paraná. 

Investimento na frota 

Copadubo: uma das principais empresas de transporte do Paraná 2
Caminhões novos e equipados para o transporte Foto: Divulgação Copadubo 

Entre caminhões, carretas e trucks, a Copadubo conta atualmente com uma frota de 510 veículos. Ela investe, constantemente, na manutenção e melhoria, visando agilidade e excelência na prestação dos seus serviços. Seus caminhões são todos equipados com o kit de segurança e devidamente habilitados para o transporte de cargas perigosas, licenciados pela Polícia Federal, Prefeitura de Paranaguá e Exército brasileiro. Tudo isso para garantir a operação logística especializada de transporte interno de fertilizantes em Paranaguá.  

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Em outubro, bateu mais um recorde no setor de operação portuária. Foram mais de 20 mil toneladas de granéis sólidos descarregadas em 24 horas, na operação do navio Marcos Dias, no Porto de Paranaguá. “Nosso número anterior girava em torno de 16 a 18 mil toneladas, que era o máximo atingido em um dia. Quase mil toneladas por hora, esta é uma marca muito expressiva, principalmente se considerarmos que cada caminhão leva em torno de 25 toneladas por viagem”, destacou o gerente de operações da Copadubo, Leonam Couto. 

Copadubo: uma das principais empresas de transporte do Paraná 3
 Descarregamento no Porto de Paranaguá / Foto: Divulgação Copadubo 

A carga inteira foi transportada pela Copadubo, que fez história. Foi um dos maiores descarregamentos realizados em Paranaguá e em tempo recorde, com precisão e total segurança. “Foi um movimento muito grande, com comprometimento de todos os motoristas e a equipe operacional, para que essa marca fosse alcançada. Além disso, todo o empenho da nossa diretoria, conselho administrativo e acionistas, que fizeram com que o processo, em sua plenitude, fosse possível. Lógico que a gente também não iria conseguir sem a competência da operadora Rocha, no carregamento, e pela Romani, na descarga”, explicou o gerente da Cooperativa de Transportes.  

Serviços especializados 

Acidentes, envolvendo a movimentação do nitrato de amônia, apresentam sérios impactos ao meio ambiente. A empresa, então, procurando evitar qualquer dano, especializou-se no transporte desses fertilizantes, e, hoje, possui caminhões especialmente preparados para transportar esse tipo de carga, além de profissionais treinados no correto manuseio desse material extremamente perigoso.  

Atua, também, no transporte de adubos e corrosivos, respeitando as normas internacionais de qualidade e evitando contaminação, além do carregamento de sal. Com atuação exclusiva em Paranaguá, a empresa realiza serviços de carga e descarga entre terminais portuários públicos ou privados e empresas, armazéns e entre empresas. 

E é por essas razões e com o compromisso de gerar desenvolvimento para todo o município, que a Copadubo Transporte e Logística S/A tem orgulho de ser parnanguara.  

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments