Mais de 20 cidades participam do 8º Congresso do Idoso em Matinhos

0
6

Mais de 500 pessoas participaram, na terça (20) e quarta-feira (21), da 8ª edição do Congresso do Idoso, que reúne mais de 20 municípios no SESC Caiobá, na cidade de Matinhos. A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito da cidade, Ruy Hauer (PR) e de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti (PSB), o Casquinha, além do Diretor Regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, o Vereador de Matinhos, Sandro Paulo Ramos (PSC), o “Lagarto”, e a Procuradora Fiscal Fernanda Monteiro, que representou o Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), entre outros.

O objetivo do evento, que acontece desde 2012, é propiciar aos idosos, cadastrados no Trabalho Social com Idosos (TSI) do SESC Paraná, ou não, momentos de convivência, interação e diálogo sobre temas que envolvem o processo de envelhecimento.

Neusa Maria Vieira Silva, de 63 anos, conta que é a primeira vez que participa do Congresso, mas está com grande expectativa. “Quero conhecer bastante gente, participar de todas as atividades que serão proporcionadas. É muito bom ter esta oportunidade de lazer pertinho de casa”, diz.

O tema desta edição é “Anos 50 – os tempos dourados voltam a brilhar”. Já na abertura, os participantes tiveram uma agradável surpresa: o cantor Rogério Cordoni, cover do ícone dos anos 50, Elvis Presley, que se apresentou e animou a manhã, levando os presentes direto ao “túnel do tempo”. A programação está repleta de atrativos referentes à temática. Oficinas, palestras, apresentações artísticas, show de talentos, caminhada à beira-mar e baile temático com música ao vivo fazem parte do cronograma.

Dona Clarice Vieira de Lima tem 64 anos e, gosta tanto das atividades realizadas, que está participando pela segunda vez, no mesmo ano, do Congresso. “É tudo maravilhoso, muito bem organizado. Gostei muito da primeira vez, e vim novamente. Para mim é muito bom, pois moro sozinha, e este evento me permite conhecer outras pessoas, conversar, praticar atividades, me divertir, me faz muito feliz. Eu saio totalmente renovada sempre”, declara.

Demanda garantiu mais uma edição

Em abril deste ano ocorreu a 7ª edição e, devido à grande demanda, maior que o número de vagas disponível, o Diretor Regional decidiu realizar uma nova etapa. “É o primeiro ano que fazemos duas vezes, pois a procura foi muito grande. Nós atendemos, com tranquilidade, 400 pessoas, que é a capacidade do nosso hotel, então tinha sempre uma fila de espera com mais de 500 nomes e, em 2018, demos oportunidade para aqueles que não puderam participar do primeiro, vir neste segundo evento”, afirma Emerson.

Ele conta que mais de 500 idosos estão participando nestes dois dias de evento, além daqueles que se hospedam no hotel, vindos de mais de 20 cidades do Paraná. “Também tem as pessoas que moram na cidade e perto, que fazem parte das atividades e não precisam se hospedar”, diz. “Com isso, o SESC fortalece o projeto e também fomenta o comércio local no litoral”, continua. 

O TSI é realizado por 40 unidades do SESC, que promovem, durante todo o ano, a prática de esportes na melhor idade, curso de valorização social, entre outras atividades destinadas à terceira idade. Segundo Sextos, o Congresso do Idoso é uma forma de reunir todos os participantes deste trabalho no Estado, que recebem um conjunto de formação para que tenham uma melhor qualidade de vida.

Quando eles participam, é sempre uma alegria, pois é um momento de lazer, de fazer amizades. É gratificante, para nós, podermos ajudar e até salvar vidas, pois muitas vezes são pessoas que podiam estar em casa, com depressão”, declara.

Ele ainda afirma que o Congresso não é apenas lazer, mas também um momento de falar sobre saúde, com geriatras que auxiliam sobre como ter uma vida melhor e no combate às doenças comuns da idade.

 

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here