De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade

por Maisy Pires
23/10/2020 18:22 (Última atualização: 24/10/2020)

Através de doações, grupo constrói casa para família carente (Foto: divulgação)

Desde 2017, o grupo “Rede Solidária Matinhos” arrecada alimentos, produtos de higiene, roupas, móveis, tudo que possa fazer a diferença na vida de famílias carentes do município.

Surama Paula de Oliveira, atual presidente do grupo, começou a participar do projeto após ser ajudada por amigos. “O grupo Rede Solidária Matinhos surgiu em maio de 2019. Porém, as doações começaram em 2017, quando adotei minha filha caçula, hoje com três anos, de uma moradora em situação de rua. Tenho um salão e, na época, minhas clientes começaram a doar roupas, leite, fraldas, berço e tudo que uma criança precisa. Recebi tanta doação que comecei a doar para outras crianças. Foi a partir daí que, eu e meu amigo Louis, vimos o grupo se formando”, contou.

Atualmente, o grupo conta com mais de 2.500 membros. “Iniciamos o trabalho, oficialmente, no dia 11 de maio de 2019. Começamos com quatro integrantes: eu, o Louis, a Neide e a Ingrid. Durante todos esses anos, alguns foram saindo, outros entrando e com isso fomos fortalecendo ainda mais nosso grupo, que hoje está com mais de 2.500 membros, quase todos ativos. Além disso, está em andamento a ONG (Organização Não Governamental), onde eu serei presidente; o Louis Trompczynski vice; a Andréa Oliveira será nossa secretária e o tesoureiro será o Sebastião Pereira dos santos.”, explicou.

De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade 2
“A gente faz de tudo para alcançar quem realmente precisa”, diz Surama.

Famílias beneficiadas

Segundo Surama, a Rede já ajudou mais de 170 famílias. “Nós ajudamos as pessoas carentes com cestas básicas, colchões, móveis, roupas, alimentos, enfim, tudo que possa ajudar aqueles que realmente precisam”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além dos donativos, ela relatou que, no início da pandemia, o grupo beneficiou uma família com uma nova casa. “O projeto mais marcante para mim foi logo no começo da pandemia, onde algumas famílias vieram morar aqui e tudo precisou ser fechado. Então, fomos chamados para ajudar uma família com 4 crianças que passava fome. Chegando lá, vimos que a casa, além de muito simples, não tinha banheiro. Quando as crianças nos viram chegando correram descalças para receber a gente. Além disso, a mãe foi chorando pegar as doações. Vimos a necessidade e a gratidão em seus olhos. Enquanto entregávamos as coisas, percebemos a necessidade de reformar a casinha deles, pois havia apenas uma peça e todos dormiam no chão. Através do grupo conseguimos construir uma casinha nova para eles”, disse, emocionada.

  • De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade 3
  • De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade 4
  • De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade 5
  • De alimentos à construção de casa, grupo “Rede Solidária Matinhos” mobiliza comunidade 6

Para realizar as doações, o grupo faz um cadastro das famílias necessitadas e agenda uma visita para saber se elas realmente precisam. “Inicialmente, é feito um cadastro com nome completo, endereço, telefone, depois vamos conhecer as pessoas e ver a real situação. A família que recebeu a casa, por exemplo, entrou em contato pedindo alimento e uma cama, jamais imaginamos que encontraríamos aquela situação, onde os pais e as crianças dormiam no chão. A gente só consegue ver isso através da visita. Sempre tentamos ajudar com o que temos no momento e, em seguida, arrecadamos as outras coisas. O nosso único objetivo é ajudar o próximo. Fazemos de tudo para ajudar quem realmente precisa”, completa.

Quem tiver interesse em ajudar é só entrar em contato com algum membro através do grupo na rede social Facebook ou pelo WhatsApp.

Contatos:

  • Andréa: (41) 9886-8682
  • Louis: (41) 9559-0654
  • Surama: (41) 9981-5696

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments