Denúncia leva Polícia Ambiental a apreender carvão ilegal

por Redação JB Litoral
09/11/2018 00:00 (Última atualização: 09/11/2018)

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAMB/FV) apreenderam cerca de 10 toneladas de carvão vegetal, durante uma ação na cidade de Antonina, na quarta-feira, 7. O produto estava em sacas de quatro quilos e foi encontrado após uma denúncia, sobre uma propriedade no Jardim Maria Luiza, onde estaria sendo feito o armazenamento irregular do produto.

 

Por volta das 12 horas, uma equipe do 3.º Pelotão da 1.ª Companhia Ambiental, do posto na localidade de Cacatu, se deslocou em atendimento às informações, as quais foram repassadas anonimamente. Seguindo a denúncia, os militares chegaram até um sítio, onde foram encontrados dois caminhões carregados com as sacas de carvão.

 

Ao serem abordados, os condutores dos veículos não apresentaram a documentação exigida, referente ao transporte e armazenamento do produto, e ainda foi constatado que o produto não tinha o registro do Documento de Origem Florestal (DOF).

 

No momento da abordagem, um dos motoristas, de 73 anos, que dirigia um caminhão com placa de Antonina, relatou que iria estocar os produtos em seu depósito e que, posteriormente, pretendia comercializar na região. O condutor do outro veículo, de 35 anos, morador na cidade de Cruz Machado, de onde veio o carvão, apresentou uma nota fiscal, mas a quantidade de sacas em seu veículo era maior do que a registrada no documento.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

 

Os dois motoristas acabaram encaminhados para assinar termo circunstanciado por crime ambiental, de acordo com o previsto no artigo 46 na Lei 9.605/98, se comprometendo a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal de Antonina. Os caminhões acabaram apreendidos, mas os próprios motoristas ficaram como fiel depositário.

 

As sacas de carvão vegetal foram recolhidas para um depósito no posto policial do 3.° Pelotão Ambiental, até que a decisão judicial seja tomada sobre o destino da carga.

 

Denúncia leva Polícia Ambiental a  apreender carvão ilegal 2

Deixe um comentário