Hackers invadem portal da prefeitura de Antonina e pedem resgate em bitcoin

0
265

Na primeira quinzena de maio deste ano, aconteceu o maior ataque na internet de todos os tempos, quando mais de 100 países foram afetados. No Brasil, empresas e órgãos públicos de 14 estados mais o Distrito Federal também foram afetados.

Dezenas de milhares de computadores de uma centena de países, entre eles Rússia, Espanha, México e Itália, foram infectados por um vírus “ransonware”, que explorou uma falha nos sistemas Windows, exposta em documentos vazados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). Desde então, a necessidade de proteção com dados virtuais, principalmente na gestão pública se tornou prioridade em todo país nestes últimos cinco meses.

Justamente no dia do aniversário da cidade de Antonina (6), a cidade ganhou um presente de Grego virtual com a invasão do Portal da Transparência sequestrando todos os dados públicos, inclusive de movimentação financeira. Desde então, segundo fonte do Jornal dos Bairros que prefeitura não se identificar, a administração está sem ter como trabalhar na área de dados.

Ao acessar o Portal da Transparência, é possível acessar apenas a ferramenta de “Notícias” e as que envolvem dados financeiros, de licitação e arquivo de informações públicas aparece mensagem de erro e impossibilidade de acesso.

De acordo com o vereador Paulo Roberto Broska (PSDB), a situação é grave e o prefeito José Paulo Vieira Azim (PSB), o Zé Paulo, juntamente com os demais secretários estão reunidos nesta terça-feira (14) buscando soluções ao problema.

Os hackers pedem bitcoins para devolver os dados roubados, que é uma moeda que só circula na internet. Hoje já há várias empresas que mandam uma espécie de cartão de crédito que não está atrelado a uma conta bancária, mas a uma carteira de bitcoins.

Até o momento, segundo Broska, duas mensagens eletrônicas de pedido de resgate foram enviadas para prefeitura, mas ele não soube dizer o valor que está sendo exigido para liberar as informações. Contudo, o valor de cada 1 bitcoin, na taxa de hoje (14) custa R$ 23.343,85.

Vale destacar que o bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que não é possível mexer no bolso da calça e encontrar uma delas esquecida. Ela não existe fisicamente, é totalmente virtual.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação sobre o assunto e, havendo retorno ou não, ainda hoje será atualizado maiores informações no Portal.

Notal oficial

Sem poder responder os questionamentos do JB para não prejudicar as investigações, a prefeitura emitiu nota a respeito do assunto.

“Informamos que diversos bancos de dados dos sistemas de informação da Prefeitura Municipal de Antonina estão inoperantes devido a provável ação criminosa de hackers. Ataques similares têm ocorrido em órgãos governamentais e privados em diversas partes pelo mundo. Aproveitamos a ocasião para esclarecer que estamos realizando todos os esforços possíveis para a mais breve restauração das informações e pedimos a compreensão da comunidade pelos possíveis transtornos que possam ocorrer devido a paralisação de alguns serviços da Prefeitura. Afim de não prejudicar as investigações policiais maiores informações sobre o assunto estão sendo mantidas sob sigilo”.

 

 

- Publicidade -