Instituto Tiradentes aponta os três vereadores mais atuantes em Antonina

0
107

Apesar de contar no secretariado do Prefeito José Paulo Vieira Azim (PSB), o Zé Paulo, com o pai e irmão de um dos proprietários do instituto de pesquisa de opinião pública, o DATASONDA, que previu e acertou a vitória nas urnas do atual prefeito em 2016, coube ao Instituto Tiradentes de Belo Horizonte, em Minas Gerais, avaliar e definir os três vereadores mais atuantes de Antonina.

O Jornal dos Bairros teve acesso ao resultado da pesquisa, feita por telefone, com moradores do Paraná (399 municípios) e de Santa Catarina (295 municípios) que, juntos, somam 694 cidades e uma população conjunta que passa de 18 milhões de habitantes.No disco com o resultado final, consta o que seria a possível votação de cada um dos pesquisados, pois apresentam números e não porcentagem de votos.Segundo o gráfico da pesquisa, a Vereadora Rozane Maristela Benedetti Osaki (PSB), a Rozane do Tiba, foi eleita com 82 votos, Roberto Fernandes (PSB) ficou em segundo lugar com 75 votos e Paulo Roberto Broska (PSDB) em terceiro com 71 votos. Os três receberão a Medalha Alferes Tiradentes, nos dias 23 e 24 deste mês no auditório do Hotel Castelmar em Florianópolis.No gráfico chama a atenção que, a partir do quarto melhor colocado, não é divulgado o nome do vereador ou vereadora, os quais são identificados numericamente.

A soma dos números do que podem ser os votos recebidos é de 453, em um universo de mais de 18 milhões de moradores nas cidades dos dois estados onde foram realizadas a pesquisa.

Do quarto até o nono vereador, pontuado com o mais atuante, o resultado ainda é mostrado por dezenas (58, 40, 38, 35, 23 e 16), todavia, os piores avaliados somaram apenas nove votos (penúltimo) e o último recebeu somente seis votos.

 

Pesquisa traz nomes apenas dos três primeiros colocados

Metodologia chama a atenção

Uma pesquisa realizada pelo JB, no site do Instituto Tiradentes, mostrou que a metodologia para a realização da pesquisa é um tanto quanto inusitada. A consulta foi feita usando o Sistema SENTIO de pesquisa nos dois estados, porém, apresenta apenas cinco opções de nomes e a Câmara de Antonina possui 11 vereadores. Ela cita, ainda, que os telefones escolhidos são sorteados pelo computador entre 75.500 números para fazer parte da pesquisa, entretanto, a soma dos votos chegou apenas a 453 pesquisados.                

Outra inconsistência encontrada no portal, foi o fato de não haver referência da Medalha Alferes Tiradentes e sim à Medalha dos Inconfidentes, para pessoas físicas e o Mérito Empresarial, aos empresários de destaque. Na área política e social, o Mérito Eleitoral, Mérito Executivo, Mérito Educacional e Mérito do Legislativo Presidencial.

 

Prêmio com diária em Campo Grande

Vale destacar que, em junho do ano passado, o site Campo Grande News trouxe a denúncia de um morador da cidade de Nova Alvorada do Sul, município a 120 km de Campo Grande, de que três vereadores da cidade foram receber a Medalha Tiradentes, do mesmo instituto, e utilizaram diárias pagas pelo cofre público do município para participar do evento que aconteceu em Goiânia, Goiás. A viagem ocorreu em pleno recesso do Legislativo, para complicar ainda mais a situação dos homenageados. A ocorrência foi parar no Ministério Público da cidade.

 

 

- Publicidade -