Detran/PR autoriza retorno gradativo das autoescolas

por Maisy Pires
01/05/2020 13:03 (Última atualização: 02/05/2020)

Aulas práticas e teóricas ainda estão suspensas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) autorizou o acesso aos serviços e funções do Sistema de Habilitação aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para processos voltados a primeira habilitação.

Atendendo desde segunda-feira (27), o chefe da 3a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Paranaguá, Nélcio de Oliveira, contou ao JB Litoral que o retorno do atendimento foi um pedido das escolas. “O Detran está atendendo apenas os alunos que precisam fazer a biometria e a foto da primeira habilitação, nada além disso. São, no máximo, 26 atendimentos por dia. Sendo permitida a entrada apenas de máscara e a permanência de até 10 minutos por pessoa”.

Em relação as autoescolas, Nélcio ressaltou que é necessário seguir o decreto municipal. “O Detran está seguindo o que foi determinado pelo governo estadual e o que diz no CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito do Paraná), as escolas devem funcionar de acordo com o que determina o decreto municipal”.

A reportagem do JB Litoral apurou que algumas autoescolas estão atendendo com algumas restrições. “Estamos apenas com o setor administrativo e o sistema está liberado para fazer agendamento de exames médicos. Aulas práticas e teóricas ainda estão suspensas”, contou a funcionária de uma escola local.

A recomendação do chefe da Ciretran é que o aluno entre em contato com a sua escola para esclarecer os termos do contrato e evitar problemas futuros. “Muitos serviços, que são de responsabilidade do Detran, foram prorrogados, mas em relação aos prazos da primeira habilitação, como vencimento de contrato, por exemplo, é importante que o aluno verifique com a sua escola”.