Dia das crianças, durante a pandemia, pede criatividade

por Redação JB Litoral
12/10/2020 00:10 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Criatividade pode transformar objetos em brinquedos na pandemia. (Arquivo pessoal)

Por Marinna Protasiewytch

É certo que a pandemia do novo coronavírus mudou completamente a rotina de muitos parnanguaras. Quem sofre também são os pequenos, pois tiveram o calendário de aulas presenciais paralisado e o contato com os amigos diminuiu. Por isso, no dia delas, as brincadeiras vão ter um gostinho diferente e vão precisar de um toque de criatividade dos adultos.

Dia das crianças, durante a pandemia, pede criatividade 2
Na foto: Arthur, Helena e o sobrinho. (Foto: arquivo pessoal)

Laís Rosina de Lima Silva, é autônoma e mãe de duas crianças, Helena de 2 anos de idade e Arthur de 6 anos, além disso, ela ajuda com os cuidados do sobrinho de 3 anos. “No início foi bem desafiador, porque eles já tinham uma rotina, iam para a escola e a menor tinha uma baba. Mas eu sou autônoma e consegui ficar em casa durante esse tempo para ficar perto deles e cuidar nesse momento”, contou Lais.

Para o dia das crianças, as brincadeiras ao ar livre acabam ficando restritas, mas segundo o médico da família, Luiz Nicolodi, é preciso continuar o processo de brincar, principalmente, em um dia marcado como esse. “Em geral as crianças precisam realmente ter esse desgaste de energia, as atividades, brincadeira, isso é super importante para a construção psicológica da criança. Então, por mais que os adultos não gostem, a brincadeira tem um papel fundamental de construir a psique, fazendo a criança criar relações e estabelecer quem ela é”, definiu.

Isolamento e distanciamento

Dia das crianças, durante a pandemia, pede criatividade 3
Incentivar a prática de brincadeiras em grupo ajuda a formar a psique das crianças. (Foto: arquivo pessoal)

Nesta segunda-feira (12), os pais vão precisar utilizar a criatividade para cumprir as regras dos decretos municipais e estaduais e, ainda, promover o bem-estar das crianças. Lais conta que, diferente dos outros anos, a diversão será em casa. “A gente costuma ir no aeroparque, o meu maior gosta bastante de andar de bicicleta no parquinho novo. Até a pequena também gosta de ir ao parque e eu morro de dó. Outros anos, até levamos para um shopping em Curitiba, mas esse ano a gente vai acabar ficando na casa dos avós deles, que tem um terreno e eles vão poder aproveitar”, contou a mãe de Helena e Arthur.

Dicas de brincadeiras

Para tentar tirar as crianças da frente das telas, o JB Litoral separou algumas ideias para ajudar os pais nessa missão:

Dia das crianças, durante a pandemia, pede criatividade 4
(Foto: arquivo pessoal)
  • Começando com ideias simples, como um papel e uma caneta é possível brincar com a criança de desenhar formas e incentivar a criatividade;
  • Com os mesmos recursos, você também pode relembrar brincadeiras antigas como “Stop” ou “Forca”;
  • Os jogos de tabuleiro também são opções que agradam e entretêm os pequenos;
  • E os quebra-cabeças garantem boas horas de interação entre crianças e adultos;
  • Além disso, para quem tem espaço em casa vale usar uma bola para esportes em grupo, como vôlei, futebol e queimada.

Deixe um comentário