Doações feitas por empresários transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral

por Redação JB Litoral
04/05/2020 18:01 (Última atualização: 04/05/2020)

(Foto: JB Litoral)

O Hospital Regional do Litoral (HRL), instalado em Paranaguá, equipou e aumentou os locais de atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, transformando sua estrutura de atendimento a partir de doações de empresários que operam junto a empresa pública Portos do Paraná, do Ministério Público do Paraná e da Justiça Federal.

Com as doações realizadas pelos empresários da comunidade portuária, o HRL, que possuía quatro leitos de UTIs, exclusivos para Covid-19, tem hoje 10 UTIs da Unidade de Cuidados Avançados (UCA), além de 10 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 21 leitos de Pronto-Socorro, que também atendem cuidados intermediários, com equipes multiprofissionais e especialistas em todas as alas.

Os valores repassados para a compra de equipamentos e insumos médicos para a unidade de saúde somam, aproximadamente, R$ 4,5 milhões.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Beto Preto, a ação é uma forma de união a ser seguida. “É um modelo de parceria exemplar. Une as esferas da união e o empresariado local, todos entendendo que o momento é de somar esforços para o enfrentamento da pandemia. Em nome do Estado, agradecemos estas ações”, afirmou.

Ainda conforme o secretário, toda a estrutura ficará à disposição da população do litoral após o período de pandemia. A unidade hospitalar faz parte da rede de hospitais próprios do Estado, gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná ( Funeas).

O Hospital Regional recebeu também 30 camas hospitalares, dois detectores fetais, aparelho de ecografia e de raio-x digital, estrutura de 21 pontos de oxigênio, 20 oxímetros de mesa, dois broncoscópios, duas sondas doppler fetal, monitores, além de poltronas para pacientes, aparelhos de ar condicionado e geladeiras para insumos.

O hospital recebeu ainda R$ 246 mil, numa transferência autorizada pela 12ª Vara da JFPR, em Curitiba, a pedido do Ministério Público Federal. Com o valor, foram adquiridos 30 monitores multiparamétricos, 5 eletrocardiógrafos, 50 unidades de papel para ECG, 3 desfibriladores e 50 unidades de reguladores de pressão.

“É importante ressaltar que a aquisição foi feita pelos doadores e que em momento nenhum os valores passaram pelo Hospital; indicamos os equipamentos necessários e os recebemos como doação”, explicou o diretor do HRL, Giovani Souza.

Matérias Relacionadas

Comissão para concretizar a doação

Foi criada uma comissão para concretizar o gesto de solidariedade. O grupo de empresários cuidou de toda a aquisição, processo de compra e negociação dos equipamentos. A doação está sendo patrimoniada pelo Estado e um dossiê está sendo feito para a prestação de contas no tempo devido.

A Portos do Paraná apenas fez a ponte entre a vontade da comunidade portuária, de ajudar, e a necessidade do Hospital Regional. É motivo de muito orgulho agora estar vendo a concretização de um gesto tão louvável por parte das empresas, sindicatos, OGMO e cooperativas. Em um momento tão delicado, essa união revela o compromisso que temos em desenvolver a cidade e o Litoral, junto com o desenvolvimento portuário. Seja na área que for”, pontuou o presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 2
  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 3
  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 4
  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 5
  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 6
  • Doações feitas por empresários  transformam atendimento do Hospital Regional do Litoral 7

Com informações da SESA/Portos do Paraná.