“É preciso fazer a Guarda Municipal e a Polícia Militar caminharem juntas”, diz Alceu Maron

por Maisy Pires
05/11/2020 13:53 (Última atualização: 05/11/2020)

Alceu Maron Filho é candidato a prefeito pelo PROS (Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral)

Alceu Maron Filho (PROS), candidato a prefeito de Paranaguá, responde as perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo do JB Litoral. Os questionamentos foram embasados no seu plano de governo.

Tema: saúde

  1. Uma das suas propostas para a área da saúde é o fortalecimento da assistência farmacêutica, caso eleito, como você fará esse fortalecimento?

A gente vê hoje a população sofrer muito com o posto de saúde aberto e a farmácia fechada, ou, a farmácia aberta, mas sem os remédios. Então, nós pensamos em fazer a gestão adequada do estoque de medicamentos, uma gestão articulada com o Ministério da Saúde que é quem os fornece. Precisamos criar um mecanismo, uma espécie de alarme que dispara quando o estoque chegar nos seus últimos 20% por cento e já se articula com o Ministério da Saúde o reenvio daquele medicamento que esteja faltando. 

O nosso compromisso é que enquanto os postos de saúde estiverem abertos, a farmácia precisa estar aberta e tem que ter os remédios oferecidos pelo sistema público de saúde, é esse nosso compromisso para o nosso governo.

Tema: educação

  1. No seu plano de governo você cita que, se eleito, fará a implantação de plataforma digital que contemple o ensino à distância para a educação infantil e o ensino fundamental. Como funcionará esse ensino à distância?

Quanto ao uso dos meios digitais de aprendizado, nós temos como meta colocar dentro da sala de aula, porque nos tempos modernos não há outra maneira da nova geração de crianças e adolescentes aprender, se não pelos meios digitais. Isso também nós vamos estender ao ensino à distância, mas em que sentido? No ensino complementar ao ensino ministrado na sala de aula, a criança e o adolescente vão ter a sua disposição, os conteúdos de mídia digital para, quando estiver na sua casa, também possa ter acesso ao conhecimento. 

É dessa maneira que a gente quer contemplar o ensino à distância para educação infantil e também ensino fundamental, baseados nos meios digitais de conhecimento e aprendizado.

Tema: segurança

  1. Observamos que o seu plano de governo não aborda o tópico “segurança pública”. Apesar disso, esta área será prioridade no seu governo? Se sim, quais são as principais propostas?

Todo mundo que anda pelas ruas de Paranaguá, principalmente à noite, sabe da insegurança que nos cerca.  A guarda civil municipal tem feito um brilhante trabalho de segurança pública nos últimos anos, mas a gente vê esse trabalho descoordenado com a polícia militar. É preciso fazer a guarda civil municipal e a polícia militar caminharem juntas num só objetivo, a sua segurança . Essa coordenação virá através de módulos da guarda civil municipal localizados nos bairros, articulados por viaturas e controlados por um monitoramento eletrônico, através de câmeras que serão fixadas em locais estratégicos da nossa cidade. Tenho certeza que essas ferramentas vão garantir uma vida muito mais segura em nossa cidade.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Tema: geração de emprego e renda

  1. “Revisão do Plano Diretor do município e da legislação municipal tributária, de maneira a destinar novas áreas para investimentos e instalações de indústrias e serviços” é uma das suas propostas para a geração de emprego e renda, há um levantamento das possíveis áreas disponíveis para essas instalações?

A revisão do plano diretor é uma necessidade imposta pela legislação e Paranaguá está atrasada nisso, então logo no início do nosso governo, nós vamos impulsionar a Câmara Municipal de Paranaguá, de maneira que o mapa da cidade esteja atualizado no sentido de vocação de cada uma das regiões da cidade. 

A gente vê, por exemplo, regiões da Estrada Velha de Alexandra, locais adequados para instalação de novas empresas e também o quilômetro 05 na Avenida Ayrton Senna, que também conta com espaço para instalação de novas empresas.  

Com relação à legislação tributária, nós queremos que o município seja parceiro do empreendedor e não um sócio indesejado do empreendedor. Nós vamos fazer um estudo da legislação tributária de maneira que a gente possa simplificar a cobrança de tributos, sem falir a empresa e dando condições para que ela possa se fortalecer cada vez mais, assim, a médio e longo prazo, fazer com que ela tenha mais condições para realizar pagamento de tributos ao município, de arrecadar tributos para o município.

Tema: equipe de trabalho

  1. A equipe de secretários é o braço direito do prefeito durante o governo, qual critério usará para montar a sua?

O que falo agora não serve só para a equipe de secretários, mas para o corpo de comissionados em geral, que vai trabalhar com a gente no nosso governo. Os critérios serão: a capacidade técnica, articulação política necessária para a função que esteja exercendo, nós não vamos colocar critérios partidários, nós não vamos querer saber em quem votou ou quem apoiou.

Queremos aquela pessoa, que seja a pessoa indicada para a função, para servir melhor a população de Paranaguá, eu não quero comissionado servindo o prefeito, eu desejo o comissionado servindo a população.

Ordem das publicações:

*Devido ao feriado de Finados (2), houve alteração na ordem das publicações.

  • DIA 26 – JULINHO LIMA (Patriota)
  • DIA 27 – MARCELO ROQUE (Podemos)
  • DIA 28 – MANOEL BARBOSA (PCdoB)
  • DIA 29 – MARCO SUKITA (PV)
  • DIA 30 – ADRIANO RAMOS (Republicanos)
  • DIA 3 DE NOVEMBRO – JOSÉ BAKA FILHO (PDT)
  • DIA 4 DE NOVEMBRO – PICHACO (DEM)
  • DIA 5 DE NOVEMBRO – ALCEU MARON FILHO (PROS)
  • DIA 6 DE NOVEMBRO – FABIANO ELIAS (Cidadania)

Matérias relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments