Edital da Lei Aldir Blanc está disponível para agentes culturais de Paranaguá

por Redação JB Litoral
01/12/2020 18:53 (Última atualização: 01/12/2020)

Os projetos serão avaliados pela comissão de avaliação da própria Secultur

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), informa que o edital que irá selecionar e premiar a produção de bens culturais de natureza material, assim com conteúdos que abordem temas de natureza imaterial desenvolvidos pelos agentes culturais da cidade, em conformidade com a Lei Aldir Blanc, encerra no domingo (6).

Vale destacar que a Lei Aldir Blanc estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas durante a pandemia do covid-19 e, para os interessados, a realização de um concurso através do edital nas conformidades da referida lei.

A Secultur salienta que, considera-se agente cultural o coletivo não formal, as pessoas físicas e jurídicas que atuam como facilitadores da arte e da cultura em seu convívio e são comprometidos com a efetivação dos direitos culturais, o desenvolvimento da arte e da cultura, a promoção e preservação da diversidade cultural, o fortalecimento e as demandas de sua comunidade ou território, que exercitam a cidadania e os direitos culturais, agregando diversas dimensões da cultura e articulando diferentes atores em torno de uma ação artístico-cultural.

De acordo com o secretário da pasta, Harrison Moreira de Camargo, serão R$ 800 mil divididos em diversas áreas culturais. “Os interessados podem inscrever até dois projetos, gerando um material conforme sua área de interesse, sendo vídeos, artesanato, entre outros”, disse Camargo, “Quem fizer a inscrição deve mandar o projeto, a ficha de inscrição e todos os documentos que estão descritos no edital”, disse

O secretário destaca ainda que os projetos serão avaliados pela comissão de avaliação da própria Secultur e poderá contar com a participação do Conselho Municipal de Política Cultural de Paranaguá. Os projetos com maior pontuação na avaliação da comissão é que serão contemplados.

Serão premiações nas áreas de música, artes cênicas, dança, cultura popular, artesanato, artes visuais, audiovisual, patrimônio e literatura. A Secultur também fará o repasse de recursos a espaços culturais, que já se credenciaram e estão em processo de avaliação.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vale salientar que os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Cultura e serão repassados aos agentes através da Aldir Blanc. Os interessados podem fazer a inscrição até domingo, (06).

Toda documentação deve ser encaminhada através do e-mail [email protected]. Os interessados podem baixar o edital no site paranagua.pr.gov.br.

Mais informações entrar em contato no (41) 3422-6290.

Edital da Lei Aldir Blanc está disponível para agentes culturais de Paranaguá 2

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments