Em Matinhos, Gleisi defende uma nova política para o Litoral

Mais de 200 lideranças políticas, entre vereadores, dirigentes partidários e representantes de classe participaram do encontro.

por Redação JB Litoral
05/08/2014 23:00 (Última atualização: 05/08/2014)

NULL

A candidata à governadora pela coligação Paraná Olhando Pra Frente, Gleisi Hoffmann, afirmou na noite desta terça-feira (29) em Matinhos, que o governo estadual tem a obrigação de desenvolver políticas públicas estruturantes para os municípios do litoral, e não apenas projetos pontuais voltados para o verão.

Gleisi agradeceu os mais de 87 mil votos que recebeu para o Senado nas eleições de 2010 nos sete municípios que abrangem o litoral paranaense (Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba).

Ela apresentou as principais propostas para saúde, educação e segurança e destacou os programas do governo federal que estão beneficiando os municípios da região. “Dos 866 profissionais dos Mais Médicos que vieram para o Paraná, 32 deles estão aqui no litoral. Há projetos aprovados para a construção de creches e UPA. Além disso, os municípios também foram beneficiados pelo PAC Equipamentos com maquinários como motoniveladoras, caminhões caçamba, para recuperação das estradas dos municípios”.

A candidata afirmou que o litoral precisa de políticas públicas estruturantes. “Não é possível que as políticas do governo do Estado sejam pontuais, apenas para o verão. É preciso ter um planejamento mais amplo para o litoral e atrair as empresas para o nosso litoral que gerem empregos e riquezas para que a região tenha mais desenvolvimento. Isso faz a diferença”.

Um porto com melhor relacionamento no litoral

Em relação ao Porto de Paranaguá, Gleisi se comprometeu em alterar a política de relacionamento da empresa com as cidades litorâneas. Segundo a candidata, o Porto deve estar comprometido com o desenvolvimento social e econômico local. “O que o Porto colabora para o desenvolvimento do litoral? O que o Porto agregou para a população dos sete municípios que compõem o nosso litoral?

O Porto deve ser gerido olhando para as cidades. Deve assumir responsabilidade e melhorar o entorno, executar projetos de conservação ambiental, ajudar os pescadores, investir nas comunidades lindeiras, ajudar a melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais, estimular o desenvolvimento local” destacou a candidata.
Gleisi ainda lamentou que o governo do Estado tenha perdido a oportunidade de fazer a engorda da praia de Matinhos. “O governo federal tinha R$ 30 milhões para fazer a engorda da praia, mas perdemos o dinheiro porque o governo do Estado não apresentou projeto, perdeu todos os prazos e a população e comércio foram prejudicados”.

O candidato ao Senado Ricardo Gomyde falou sobre os avanços sociais e econômicos do Brasil nos governos Lula e Dilma e destacou a importância de eleger Gleisi como a primeira mulher a governar o Estado. “O Paraná perdeu muitas oportunidades de crescimento nos últimos anos. Nosso Estado não teve capacidade para fazer projetos, de bater nas portas certas para melhorar a qualidade de vida do povo. Com a Gleisi, vamos ter ética, ousadia e experiência. Por onde passou, ela fez bem feito. Mais do que uma oportunidade, a eleição da Gleisi é uma necessidade de um Estado pujante, mas que está passando por sérias dificuldades” falou Gomyde.
Apoios

Gleisi recebeu o apoio do vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto. Ele convocou a comunidade do litoral para fazer a diferença nas urnas pela vitória de Gleisi. “Temos a oportunidade de mostrar que o litoral faz a diferença. Nós em Guaratuba temos um grande espaço para trabalhar e iremos lutar muito para que a vitória da Gleisi como nossa governadora”.
O secretário de Governo de Antonina, José Luiz Velloso, destacou a competência e experiência de Gleisi na gestão pública. “O governo do Estado vive apenas de operação verão, e nós do litoral não vivemos apenas de operação verão. Se queremos ver um litoral melhor, temos que pensar e votar diferente. Precisamos de uma mulher que, na Casa Civil, demonstrou muita inteligência e competência para executar os programas fundamentais para o País”.

Fotos: JB

 

Deixe um comentário