Em menos de 24h, três óbitos por coronavírus são confirmados

por Redação JB Litoral
09/04/2020 09:29 (Última atualização: 09/04/2020)

Paraná passa dos 31 mil infectados

Nas últimas 24 horas, três mortes por Covid-19 foram registradas em Paranaguá. Com isso, são seis casos confirmados – destes, três óbitos. 

A primeira morte confirmada pelo Hospital Regional de Saúde (HRL), às 9h45, desta quarta-feira (8), foi do empresário Risoaldo Moura, 63 anos, que fez um cruzeiro pela costa brasileira. A segunda trata-se de uma mulher, 83 anos, natural do Rio Grande do Norte, deu entrada no HRL com problemas respiratórios e, em seguida, testou positivo para o coronavírus, ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e faleceu no final da noite. 

Já na madrugada desta quinta-feira (9), o terceiro óbito foi confirmado pelo Hospital Paranaguá. O paciente, de 48 anos, havia viajado para a Turquia, era portador de comorbidade asma e obesidade, estava internado no isolamento da UTI desde o dia 30 de março. O homem morava na Colônia Pereira e trabalhava na Prefeitura de Matinhos.

Fontes oficiais

Após ter conhecimento dos óbitos, o JB Litoral entrou em contato com fontes oficiais para checar a vericidade dos fatos. O primeiro foi divulgado oficialmente pela administração do Hospital Regional do Litoral (HRL), na quarta-feira (8), às 11h da manhã.

Já o segundo caso, não foi divulgado oficialmente, mas alguns veículos de comunicação divulgaram antes mesmo do diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, saber. ” Nós temos um controle interno de cada paciente que é atualizado diariamente. Porém, para passar as informações à imprensa é necessário confirmar oficialmente com o documento médico, depois precisamos saber se o serviço social comunicou a família e por último saber o que é publicável, ou seja, preservar o paciente e os familiares. Mas o que aconteceu neste segundo óbito foi que a imprensa divulgou às 23h e eu recebi a comunicação formal do médico 1h da manhã. Vale ressaltar que a imprensa pode utilizar outras fontes, mas eu estou submetido a princípios éticos, administrativos e legais para a divulgação”. 

O último óbito foi confirmado através de nota pelo Comitê Institucional Coronavírus do Hospital Paranaguá, na manhã desta quinta-feira (9).

Em menos de 24h, três óbitos por coronavírus são confirmados 2