Empregos temporários podem virar esperança de carteira assinada no litoral

por Redação JB Litoral
19/11/2020 14:32 (Última atualização: 6 dias atrás)

Perspectiva é de que 20% dos contratados para emprego temporário sejam efetivados nesta temporada (Foto: prefeitura de Paranaguá)

Por Marinna Protasiewytch

As demissões, impulsionadas pela pandemia da Covid-19, poderão ter impacto direto nas contratações de trabalhadores temporários no litoral do Paraná. Com quadros mais enxutos e uma retomada da economia, a previsão é de que as contratações aumentem. Segundo Adriano Menine, presidente da Associação Comercial de Matinhos (ACIMA) a expectativa, para este final de ano, é por criação de vagas conforme o movimento da temporada. “Sempre, nesta época do ano, há a expectativa de contratações temporárias. Não temos uma referência da quantidade de vagas, mas normalmente o efetivo das empresas aumenta de 5 a 10%, apesar de não ser um número preciso”, explicou Adriano.

Para Vânia Montenegro, diretora de serviços de RH da Employer, a tendência, em virtude da pandemia, é de que aja uma maior contratação de temporários e aumento das chances de efetivação. “A expectativa é grande para contratações, principalmente no comércio, em shopping center, no centro de distribuição de logística e nas indústrias em geral. No litoral do Paraná, mesmo com a Covid-19, a expectativa é de movimento nas praias, crescendo a necessidade de limpeza e conservação, pessoas nas praças de pedágio, assim como no comércio local”, destacou Vânia Montenegro.

O JB Litoral solicitou informações sobre as vagas temporárias de empregos disponíveis para as prefeituras de Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno. Segundo a assessoria de imprensa do SINE, em Curitiba, estão abertas 503 vagas de trabalho no litoral, porém apenas duas delas são temporárias em Paranaguá. “Não foram encontradas vagas temporárias em Antonina, Guaratuba, Matinhos, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná”, informa a nota da assessoria.

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador do seu município.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Chance de efetivação

As agências de emprego apostam em um aumento médio de 28% no volume total de vagas temporárias em 2020, em comparação com 2019. Uma oportunidade que pode se tornar a porta de entrada para o registro em carteira e o emprego formal. “Destas novas vagas temporárias abertas em Matinhos, normalmente, se tornam efetivas um terço delas, baseado no que podemos perceber pelos últimos quatro anos e essa expectativa continua para 2020”, ressaltou o presidente da ACIMA.

Na avaliação da diretora de serviços de RH da Employer “a expectativa de efetivação dos trabalhadores temporários, neste fim de ano, é em torno de 20%. Devido à pandemia, as empresas tiveram um ano atípico, onde foi necessário desmobilizar profissionais do quadro efetivo. Dessa forma, enxergamos grande possibilidade de efetivação dos temporários”.

Perfil procurado pelas empresas

Para suprir as vagas que estão disponíveis, principalmente nas áreas de logística, para entregas das compras realizadas pela internet, e também, na indústria e no comércio, o JB Litoral pediu uma definição de qual seria o perfil ideal procurado pelas empresas para preencher essas vagas. Vânia Montenegro conta que “o perfil profissional dos trabalhadores temporários é o de pessoas comprometidas, que queiram oportunidade de emprego efetivo, dedicadas, que aprendam rápido, com fácil comunicação, e, no litoral em especial, pessoas carismáticas, receptivas, que gostam de atender turistas em momento de lazer”.

Deixe um comentário