Estão abertas as inscrições para o concurso público da saúde, com 37 vagas ao cadastro de reserva

por Cleverson Teixeira
26/05/2020 09:13 (Última atualização: 26/05/2020)

A partir desta segunda-feira (25), a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado (PSS) de níveis técnico e superior. A comissão organizadora de seleção dos candidatos foi publicada no dia 9 de março, e o edital de abertura lançado pela prefeitura do município no dia 15 de maio. A responsável pelo recebimento e aplicação das provas é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Centro Oeste (FAU).

O cadastro para preenchimento dos cargos vai até o dia 17 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site da Prefeitura de Paranaguá (http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/pss-fasp).

As vagas, 37 ao total, são para os cargos de Administrador hospitalar; Advogado; Assistente Social; Contador; Enfermeiro; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico – alergia e imunologia; Médico – anestesiologia; Médico – cardiologia; Médico – cirurgia geral; Médico – clínica médica; Médico – coloproctologia; Médico – dermatologia; Médico – endocrinologia e metabologia; Médico – gastroenterologia; Médico – ginecologia e Obstetrícia; Médico – infectologia; Médico – nefrologia; Médico – neurologia; Médico – oftalmologia; Médico – ortopedia e traumatologia; Médico – otorrinolaringologia; Médico – pediatria; Médico – pneumologia; Médico – psiquiatria; Médico – radiologia e diagnóstico por imagem; Médico – reumatologia; Médico – ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia; Médico – urologia; Nutricionista; Psicólogo; Técnico de Enfermagem; Técnico de Segurança do Trabalho e Terapeuta ocupacional.

O processo seletivo terá validade de um ano. A classificação será realizada mediante comprovação de títulos on-line, e a homologação das inscrições estará disponível no site da prefeitura no dia 19 de junho. Os dias 22 e 23 serão reservados para pedido de recurso de cadastros não constatados. Já no dia 26, a banca organizadora do exame publicará, no Diário Oficial Eletrônico da cidade e no endereço eletrônico do órgão municipal, os extratos das inscrições homologadas após contestação, dos títulos, das notas, assim como o resultado final.

A seleção pública é destinada à criação de cadastro reserva, em regime celetista (CLT), e a convocação se dará pela necessidade, conveniência e possibilidade financeira da FASP. Os salários variam de R$ 1.608,00 a R$ 11.085,12. As atividades serão desempenhadas na própria Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá, distribuídas em carga horária que variam de 24 a 44 horas semanais.

Seleção de candidatos e funcionalismo público

É o primeiro concurso que a instituição realizará desde a sua criação. A FASP foi constituída por meio da Lei Complementar Nº 230 de 10 de julho de 2019. Na ocasião, a Câmara Municipal de Paranaguá aprovou a lei, que, logo em seguida, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Roque (Podemos). A Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá é responsável por desenvolver e executar ações e serviços de saúde ambulatorial especializado, hospitalar, serviço de apoio diagnóstico, atenção psicossocial, assim como ensino, pesquisa e educação permanente na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as profissões de médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional, a Secretaria de Saúde de Paranaguá contabiliza 326 funcionários. Desses, 297 são estatutários, 29 temporários e 121 atuam no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A remuneração atual dos servidores vai de 2.455,39 a 7.101,51.