Pequenos produtores sofrem com as estradas rurais em Guaraqueçaba

por Redação JB Litoral
08/04/2018 17:09 (Última atualização: 08/04/2018)

Aliada à dificuldade do acesso aos serviços básicos de saúde, de responsabilidade do Poder Público Municipal que, segundo o Vereador Alcendino Ferreira Barbosa (PSDB), o Thuca da Saúde, beira ao caos no município de Guaraqueçaba, principalmente nas ilhas, moradores das comunidades rurais criticam o Prefeito Hayssan Colombes Zahoui (MDB), Ariaqd Junior, diante do estado de abandono das estradas, consideradas estratégicas aos produtores rurais e aos estudantes da zona rural.  

A falta de manutenção, com diversos buracos, lamaçais e poças d’água mostram um quadro negro da mobilidade nas comunidades.     

Pequenos produtores sofrem com as estradas rurais em Guaraqueçaba 6

O vereador cita como exemplo, a Comunidade de Pedra Chata, uma, das mais tradicionais, e muito visitadas pelos turistas. A estrada, com cerca de 20 km de distância, possui várias plantações de pupunha, banana, mandioca, arroz, entre outras. Fica às margens da PR-405 e faz divisa com a comunidade de Serra Negra, Pedra Chata, onde existem diversos trechos sem condições de tráfego, dificultando assim o escoamento dos produtos da região.

Pequenos produtores sofrem com as estradas rurais em Guaraqueçaba 7

Moradores dizem que as estradas estão abandonadas há meses pela prefeitura e, quando cobrado, o Secretário de Obras, Haroldo Salustiano de Arruda, afirma que foram protocolados pedidos  de compra de peças para a manutenção das máquinas.

Pequenos produtores sofrem com as estradas rurais em Guaraqueçaba 8

O vereador conta ainda que, em conversa com alguns pequenos produtores, estes se mostram preocupados com o escoamento da produção agrícola, principalmente da pupunha e arroz, além da dificuldade no transporte dos alunos.

Pequenos produtores sofrem com as estradas rurais em Guaraqueçaba 9

 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

“Eles estão querendo fazer um mutirão num serviço braçal, onde pretendem tapar os buracos dos piores trechos”, disse Thuca da Saúde, que também pretende se envolver no mutirão e irá cobrar na Câmara Municipal o direito dos agricultores rurais, diante desta dificuldade que estão vivendo.

 

Cidade abandonada

O vereador ressalta que, desde o início do seu mandato, vem visitando as comunidades rurais do município, e o que vê o deixa muito triste, além da própria sede do município a qual, segundo ele, pede socorro! “A cidade está abandonada pelo Poder Público municipal. Vemos que praticamente todos os serviços públicos de competência da prefeitura estão funcionando precariamente. O infortúnio está em todas as áreas: estradas rurais intrafegáveis, quase todas as ruas e avenidas esburacadas a exemplo do Bairro Costão e Vila Esperança, praças abandonadas e quebradas, esporte parcialmente esquecido, educação pública precária e serviços de saúde deficitários com diminuição drástica no atendimento. As promessas milagrosas da Ariad Junior durante a campanha se transformaram, em pouco tempo, num pesadelo assim que colocou a faixa de prefeito. Em vez de pôr em prática medidas administrativas capazes de transformar as promessas em atos benéficos para a população, Hayssan passou a perseguir pessoas humildes, demitir e intimidar desafetos. Por isto, Guaraqueçaba pede socorro”, disparou Thuca da Saúde.

 

 

 

 

Deixe um comentário