Exames do EJA no Paraná acontecem neste sábado, 21

por Redação JB Litoral
20/09/2013 00:00 (Última atualização: 20/09/2013)

NULL

Os exames da EJA no Paraná ocorrem neste sábado, 21/09/2013, e tem como objetivo de avaliar conhecimentos adquiridos na escola ou fora dela. Os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 6,0 em todas as disciplinas terão direito à certificação do Ensino Fundamental e ou Ensino Médio, podendo inclusive prosseguir seus estudos no Ensino Superior. As inscrições ocorreram no mês de junho e as provas acontecerão neste sábado. 

Inscreveram-se candidatos que comprovaram na data da inscrição:

– 15 anos completos para certificação do Ensino Fundamental ou

– 18 anos completos para certificação do Ensino Médio.

O candidato deverá comparecer ao local dos Exames no horário constante no comprovante de inscrição, munidos com o original do Documento Oficial de Identificação com foto utilizado para a inscrição, do comprovante de inscrição e de caneta esferográfica de material transparente com tinta na cor azul escuro ou preta.

Veja o cronograma de Aplicação abaixo.

Chama Pública Permanente

Para compreender o perfil dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é importante entendê-los como sujeitos com diferentes experiências de vida e que em algum momento afastaram-se da escola devido a fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais. Muitas vezes, o ingresso prematuro no mundo do trabalho para contribuir com a renda familiar, afasta os estudantes da educação formal. Os jovens, adultos e idosos que procuram a EJA precisam da escolarização tanto por questões pessoais quanto pelas exigências do mundo do trabalho. A EJA contempla ações pedagógicas específicas que levam em consideração esse perfil. A fim de resultados mais positivos, os horários de atendimento são dinâmicos para que os educandos possam concluir seus estudos. Portanto, busca-se garantir o acesso, o retorno e a permanência desses educandos na educação formal, através da oferta da Educação de Jovens e Adultos, por meio da chamada pública permanente que deve ocorrer por meio da SEED, dos Núcleos Regionais de Educação e dos Estabelecimentos de Ensino que ofertam a modalidade. A Secretaria de Estado da Educação oferece todas as condições de oferta, disponibilizando a população as escolas de EJA e os CEEBJAS para esse atendimento, nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná.

 

Deixe um comentário