Falta de água: Sanepar diz que reservatórios móveis serão instalados

por Redação JB Litoral
24/12/2020 13:24 (Última atualização: 4 semanas atrás)

Falta de água preocupa moradores e veranistas (Foto: blog do Mano)

Por redação com informações da AEN

Nos últimos dias, a falta de água é uma das principais reclamações dos moradores e turistas das cidades do litoral do Paraná. Em Pontal do Paraná, por exemplo, veranistas postaram nas redes sociais que o problema persiste há dias, em diversos balneários. A preocupação é com os próximos dias, pois o movimento tende a aumentar após o Natal.

Ciente da situação, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando, no litoral, dois novos reservatórios modulares e 23 geradores de energia em seus sistemas de abastecimento de água.

“A instalação desses equipamentos é uma das medidas adotadas pela Sanepar em busca de ofertar água em quantidade e qualidade a toda população do Litoral e aos veranistas nesta temporada de 2020”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Luiz Cláudio Pereira.

Falta de água: Sanepar diz que reservatórios móveis serão instalados 2
Foto: Sanepar

Os dois novos reservatórios de água tratada foram instalados para atender prioritariamente as áreas distantes das estações de tratamento de água, no fim das redes de distribuição. Serão atendidos os balneários de Ipanema, em Pontal do Paraná, e o bairro Mirim, em Guaratuba. “Esses equipamentos são móveis, do tipo container, possuem conjunto moto-bomba para pressurizar melhor a rede e podem ser reabastecidos por caminhão-pipa”, diz o gerente.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Os locais de instalação foram definidos conforme as demandas mais altas apresentadas nos últimos anos, durante as temporadas de verão de 2017 a 2019.  Cada reservatório tem capacidade para armazenar 70 mil litros de água.

Geradores

Com os geradores, serão atendidas as cidades de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. “Eles trazem maior segurança operacional aos sistemas, caso ocorra falta de energia na rede elétrica”, diz Pereira. Os geradores suportam a produção de cerca de 50 litros por hora e são movidos a óleo diesel, ou seja, permitem reabastecimento e uso continuado quando o combustível acaba.

Segundo a Sanepar, a instalação está ocorrendo conforme a demanda de cada localidade, atendendo captações de água, estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto e elevatórias de esgoto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments