Funcionários da Viação Rocio recebem o salário nesta terça-feira (14), após luta do SINDICAP

por Luiza Rampelotti
13/04/2020 19:12 (Última atualização: 13/04/2020)

Empresa alegou que o número de passageiros caiu 82% neste período de pandemia

Nesta terça-feira (14), os cerca de 170 funcionários da empresa Viação Rocio, concessionária responsável pelo transporte público em Paranaguá, receberão o restante do pagamento salarial devido do mês de março. O pagamento é uma conquista dos trabalhadores, por meio do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários Anexos de Paranaguá (SINDICAP), que não aceitou o parcelamento do valor em três vezes, conforme a empresa queria.

No dia 06 de abril, a Viação Rocio encaminhou ao sindicato um ofício informando que, tendo em vista a situação mundial do novo coronavírus, a empresa foi “severamente impactada pelas medidas de combate à pandemia, em especial quanto às de restrição e isolamento e suspensão de atividades não essenciais”, decretadas pelo prefeito Marcelo Roque (Podemos). “Estas medidas impactaram diretamente no fluxo de passageiros diários transportados e acabaram por agravar a situação financeira da empresa, que já era crítica, ante a ausência de concessão de reajuste da tarifa de ônibus nos últimos anos”, disse o Diretor Paulo F. Marchioro.

Diante disso, o ofício explica que a empresa está em processo de implementação das medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade, que foram introduzidas pelas Medidas Provisórias nº 927/2020 e 936/2020. No entanto, a Viação Rocio afirmou que não teria recursos suficientes para adimplir com seus compromissos financeiros conforme programado.

Em razão do exposto, a empresa comunicou que a remuneração referente a folha do mês de março (paga em abril), necessitava ser parcelada em três vezes: 50% da remuneração sendo paga no dia 06, 25% no dia 20 e os 25% restante no dia 30.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vitória do SINDICAP

De acordo com o Presidente do SINDICAP, Josiel Veiga, a situação não foi aceita, uma vez que diversos funcionários foram até o sindicato lamentando a decisão arbitrária. “Na última hora os trabalhadores receberam essa bomba, que não teriam o pagamento integral. No mesmo dia, eles procuraram o sindicato e, de imediato, nós dissemos que isso não poderia acontecer e não aceitávamos. Então procuramos a empresa para chegarmos em um denominador comum, conversei com a proprietária Rebeca Gulim”, diz.

Ele explica que, após a reunião realizada no dia 06, com muita luta do sindicato, a Viação Rocio resolveu pagar o restante do salário na terça-feira (14), para todos os trabalhadores. “É um direito deles, eles trabalharam o mês inteiro e necessitam do valor. É o que o sindicato fez e faz para os trabalhadores da empresa e para todos os trabalhadores de transportes rodoviários que têm carteira assinada no Litoral do Paraná”, conclui.

Funcionários da Viação Rocio recebem o salário nesta terça-feira (14), após luta do SINDICAP 1
“É um direito deles, eles trabalharam o mês inteiro e necessitam do valor”, diz o presidente Josiel Veiga