Guaratuba: 249 anos de avanços e um futuro ainda mais promissor

por Luiza Rampelotti
29/04/2020 20:39 (Última atualização: 29/04/2020)

Vista aérea de Guaratuba. Foto: Muraski.com

Os 249 anos de Guaratuba, completados nesta quarta-feira (29), são repletos de conquistas. A cidade que começou como uma vila de pescadores, em 1771, com a denominação de Vila de São Luíz de Guaratuba da Marinha, hoje, recebe milhares de turistas todos os anos, e se tornou uma referência para as demais cidades do litoral, do Estado e do País.

Guaratuba é um dos principais destinos de verão, pelas belas praias, dos paranaenses, além dos nossos irmãos paraguaios e argentinos. Somos referência, também, na qualidade das águas e na infraestrutura que tão bem atende milhares de pessoas, que multiplicam por 10 e até 20 o número de nossa população”, diz o prefeito Roberto Justus (DEM).

Para ele, apesar de toda a dificuldade que o município está enfrentando, juntamente com as demais cidades do Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus, que assola o mundo inteiro, Guaratuba tem muito que comemorar: sua história, cultura, gastronomia, sua tradição na pesca e agricultura, seu povo e suas belezas naturais. “É por isso que, apesar do momento difícil, não vamos deixar passar em branco esse aniversário”, diz.

Os últimos quatro anos

À frente do Executivo Municipal desde janeiro de 2017, Justus comenta que, nos últimos anos, a cidade pôde observar grandes avanços: obras de pavimentação, valorização das atividades rurais, investimentos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e turismo, entre outros. “Da nossa parte, contribuímos muito para que o município avançasse: realizamos um sonho antigo de toda a comunidade rural do Cubatão, construindo a ponte sobre o rio; além das parcerias com os agricultores, a pavimentação nas estradas rurais, o apoio ao agricultor, junto com órgãos do Governo do Estado, como nunca se tinha visto antes”, diz.

Guaratuba: 249 anos de avanços e um futuro ainda mais promissor 2
Ponte sobre o Rio Cubatão. Foto: Reprodução

Na área da saúde, ele relembra a reforma do Pronto Socorro; os investimentos nas Unidades Básicas de Saúde, que, atualmente, estão equipadas e com atendimento odontológico gratuito à população; as farmácias municipais que, segundo o prefeito, contam com todos os remédios nas prateleiras.

No setor da educação, Justus comemora as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingidas pela Rede Municipal de Educação com antecedência. “São metas que estavam lá pra frente, e conseguimos atingir graças aos cursos de aprimoramento e palestras que oferecemos aos professores”, afirma. Além disto, ele informa que as reformas de escolas e creches, que aconteceram nos últimos anos, também interferiram positivamente na qualidade do ensino, bem como os investimentos realizados na aquisição e distribuição gratuita de material escolar, uniforme e merenda.

Guaratuba: 249 anos de avanços e um futuro ainda mais promissor 3
Pronto Socorro totalmente reformado. Foto: Reprodução

Turismo, esporte e cultura

Na cultura, a cidade está recebendo um investimento que há muito tempo não se via”, diz o prefeito. Ele continua, esclarecendo que, hoje, o município se alegra com o Terminal Turístico Pesqueiro, que “democratizou” a baía. “É um espaço lindo e que, até pouco tempo atrás, só quem tinha casas de frente para a baía poderia desfrutar. Hoje todos podem ver o pôr de sol de lá, inclusive com área para embarque e desembarque de embarcações”.

A recuperação do calçadão da Praia Central também é um grande feito, e será complementada com a conclusão do atual processo licitatório para a concessão de 10 quiosques no trajeto. O letreiro colorido, com o nome da cidade, que já se tornou um ponto turístico, foi implantado, igualmente, nesta gestão, e era um anseio da população.

O esporte também recebeu bastante atenção nos últimos anos. “Formamos uma equipe de professores que hoje dá aula de ballet e artes marciais pra nossos alunos, em regime de contra turno escolar, incentivando a prática esportiva desde cedo. Além disto, hoje, temos duas pistas de skate; quadras de futebol sintético; um Complexo Esportivo que, em breve, se tornará Parque Municipal devido à quantidade de equipamentos que estamos instalando; o Centro de Apoio à Infância e Adolescência que atenderá mais de 400 crianças; a pista para caminhada; oito quadras de areia para prática de esportes; cancha de basquete sempre prestigiada e ocupada pelos nossos atletas; os parquinhos; as academias ao ar livre. Guaratuba vive, hoje, um momento muito especial no esporte”, diz Justus.

Guaratuba: 249 anos de avanços e um futuro ainda mais promissor 4
Terminal Turístico Pesqueiro. Foto: Felipe Luiz/JB Litoral

Para a área de cultura, o investimento se deu, especialmente, na construção do Parque de Eventos, que permitiu que a última temporada de verão, de 2019/2020, fosse recheada de shows musicais gratuitos para a população. “Além disto, temos o nosso carnaval, que nos orgulha muito. É o maior do Sul do Brasil, um carnaval que comporta até 500 mil pessoas, no maior ambiente pacífico de organização, com escolas, desfiles de blocos, mantendo as tradições da nossa cidade. Ou seja, temos muito, mas muitos motivos para comemorarmos esses 249 anos”, completa o prefeito.

Aniversário na pandemia

Justus afirma que, pela primeira vez, em mais de cem anos, a cidade comemora a data de forma diferente: sem desfile, sem programação de inaugurações e homenagens. Em 2020, devido à pandemia, a celebração está acontecendo de forma online, com programação que dura até domingo (03).

Com o movimento #FiqueEmCasa, pedimos para que todos acessem ao portal da prefeitura e participem das atividades que estamos propondo em comemoração ao aniversário. Tem o concurso de música autoral; atividades da Secretaria de Meio Ambiente para serem realizadas com os filhos em casa; área de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal, homenageando a cidade; espaço para a população compartilhar fotos e histórias antigas do município, além das lives diárias, até domingo, a partir das 19h, dos nossos músicos locais”, convida.

Segundo ele, ficar em casa, usar álcool em gel e máscara, neste momento difícil para o mundo, é uma forma de declarar amor à cidade. “Não deixa de ser uma linda homenagem, pois assim protegemos e preservamos a saúde do nosso povo, da nossa família e vizinhos. Mesmo que virtualmente, conseguimos registrar todo nosso amor e não deixamos passar em branco essa data tão especial”.

Guaratuba pós coronavírus

O prefeito informa que a prefeitura já está agindo para amenizar os impactos negativos do coronavírus pós-isolamento social. A equipe do Executivo já trabalha pensando no fim da pandemia, em atividades culturais e turísticas para atrair novamente os turistas quando a pandemia acabar.

De acordo com ele, hoje, o Município briga para que os turistas não desçam para a cidade, mas, quando a crise passar, brigará ainda mais para que eles visitem, curtam o clima, as atrações, restaurantes e comércio. “Já temos uma estratégia de divulgação da cidade, de investimento, e estamos planejando receber muito bem essa demanda reprimida por turismo que a pandemia tem gerado”, diz.

Da mesma forma que amamos essa cidade, Guaratuba também nos ama. Tenho certeza que ela vai reconhecer esse sacrifício todo que estamos fazendo por ela e vai nos retribuir com dias ainda mais lindos, praias ainda mais limpas, um comércio ainda mais pujante, a pesca ainda mais abundante e a agricultura ainda mais farta. E, assim, vamos conseguir sair dessa crise o mais rápido possível. Guaratuba, assim como nós, tem vocação pelo progresso, é uma cidade próspera e vai, sem sombra de dúvida, se destacar muito positivamente quando tudo passar”, conclui Justus.

prefeito de Guaratuba, Roberto Justus
“Mesmo que virtualmente, conseguimos registrar todo nosso amor e não deixamos passar em branco essa data tão especial”, diz Justus. Foto: Feliz Luiz/JB Litoral