Guaratuba inaugura Píer Municipal e o Terminal Turístico Pesqueiro

por Maisy Pires
27/10/2020 10:52 (Última atualização: 27/10/2020)

Píer Municipal e o Terminal Turístico Pesqueiro foi inaugurado na manhã de sábado (24). Foto/Litorânea

Fundamentais para o fomento do turismo e da economia local, a prefeitura de Guaratuba inaugurou, no sábado (24), o Píer Municipal e o Terminal Turístico Pesqueiro. O evento contou com a presença do secretário Municipal da Pesca, Cidalgo Chinasso Filho; presidente do Grupo de Segmento Náutico, Ernani Paciornik; presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho; superintendente de Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas e Pesca e representante da SEDEST, Francisco Caetano Martins; e do deputado estadual Nelson Justus.

O secretário Cidalgo Filho ressaltou a importância dos espaços para o município. “O turismo náutico gera mais empregos que a indústria automobilística. Como nossa vocação é turística, nós precisamos desenvolver essa cadeia profissional que começa com o montador no estaleiro, passa pelos marinheiros nas marinas, pelo pescador artesanal que vende as iscas vivas e chega aos guias de pesca e pescadores. Para termos uma ideia, uma frota de 20 barcos representam 10 empregos em terra e de 5 a 10 vagas técnicas em serviços”, disse.

Cidalgo falou ainda sobre as embarcações de esporte e recreio. “A ideia é evoluir com planejamento e combater o pensamento ultrapassado de que o turismo náutico se trata de algo supérfluo, as embarcações de esporte e recreio geram uma enorme fonte de renda para a nossa cidade”, completou.

O diretor-presidente do IAT (Instituto Água e Terra), Everton Souza, disse, em entrevista à imprensa local, que o órgão está totalmente vinculado às políticas do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, voltadas para o fomento náutico e, consequentemente, crescimento da atividade econômica e social dos municípios paranaenses.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ernani Paciornik, presidente do grupo náutico, destacou que Guaratuba virou uma porta de entrada para os outros municípios do litoral. “Digo que a vida do grupo que presido é a água, portanto, hoje tenho uma honra muito grande de estar, nesse momento, na abertura de uma estrutura que, do Rio de Janeiro a Santa Catarina tem muito poucas; no Paraná há uma em Guaraqueçaba, muito mais singela. Diante disso tenho que parabenizar todos os envolvidos nesse projeto. Com esse empreendimento Guaratuba virou uma ‘porta de entrada’ para os outros municípios do litoral, além de, com certeza, trazer maiores investimentos e um fomento sem igual à economia local”.

O deputado Nelson Justus também falou sobre a conquista. “Não tenho dúvida que hoje é um dia muito especial para Guaratuba e o nosso litoral, nós temos uma das baías mais bonitas do mundo e ver essa região da cidade toda recuperada e com esses projetos concluídos, pra mim é a realização de um sonho. Faço questão de agradecer o nosso governador Ratinho e todos os que ajudaram isso vir a acontecer”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments