Há dois meses das convenções partidárias, PSD está inativo em Paranaguá

por Gilberto Fernandes
13/05/2020 13:29 (Última atualização: 13/05/2020)

Ali Kadri com o prefeito Marcelo Roque. em abril de 2019, quando foi anunciado secretário de Turismo - Foto- Prefeitura de Paranaguá

Faltando pouco mais de dois meses para a realização das convenções municipais, previstas para iniciarem a partir do dia 20 de julho e seguirem até cinco de agosto, o Partido Social Democrático (PSD), sigla do governador Ratinho Junior, desde 2019, está inativo em Paranaguá.

Uma simples consulta ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra a mensagem de que “nenhum registro foi encontrado” .  

Há dois meses das convenções partidárias, PSD está inativo em Paranaguá 2
Mensagem que aparece no Portal do TSE

Até o dia 7 de maio do ano passado, o partido contava com um Órgão Definitivo (Diretório) no município e, agora, está sem comando e sem regularidade junto à Justiça Eleitoral. Porém, até o dia 1º de abril deste ano, o PSD contava com dois representantes na Câmara de Vereadores: Jaime Ferreira dos Santos, o Jaime de Saúde, da oposição, e Benedito Nagel, da situação.

Enquanto Jaime da Saúde continua no Partido Social Democrático, Nagel aproveitou a janela partidária, que se iniciou no dia 5 de março e findou em 3 de abril, e entrou no Partido Social Liberal (PSL).

O ex-presidente do PSD, Elcio Nagel, filho do vereador Benedito Nagel, ainda consta entre os filiados do partido. Neste ano, 27 novos filiados aderiram à sigla, entre eles o vice-prefeito Arnaldo de Sá Maranhão Junior.

De acordo com uma fonte, que optou por não se identificar, o grupo partidário que está com a responsabilidade de reestruturar o partido na cidade e resgatar sua existência, mostra preocupação com a eleição proporcional, diante da necessidade de efetivar uma chapa.  

A pessoa cotada para assumir a presidência do partido na cidade, o servidor municipal de carreira desde 2002, Ali El Kadri, que em abril de 2019 foi anunciado pelo prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos) como novo secretário de Cultura e Turismo (Secultur), ainda não está filiado ao PSD.

O servidor foi um dos coordenadores da campanha do governador Ratinho Junior, em 2018, em Paranaguá.

Matéria Relacionada