Helicóptero da PM e equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndio em Guaratuba

por Redação JB Litoral
06/04/2020 17:18 (Última atualização: 06/04/2020)

No sábado, 4, equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) trabalharam em conjunto para combater um incêndio em uma área de 1.350.000 metros quadrados na cidade Guaratuba. Na ação foram usados mais de 47 mil litros de água, além do heli-balde acoplado na aeronave.

Helicóptero da PM e equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndio em Guaratuba 1

De acordo com informações divulgadas no site da PMPR, seis viaturas do Corpo de Bombeiros, uma máquina retroescavadeira, da prefeitura da cidade, e o helicóptero com o heli-balde acoplado, devido à dificuldade do acesso ao local, foram usados. Ao todo, foram atingidos 1.350.00 metros quadrados de vegetação e foram utilizados 47.600 litros de água para cessar o fogo.

“Além da utilização do Falcão 03 como plataforma aérea de observação, foram mais de 30 lançamentos de água com o heli-balde que nos ajudaram a controlar a situação, economizando esforços das guarnições e ampliando a resposta”, disse o comandante do 8º GB, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ainda segundo o BPMOA, o heli-balde foi utilizado, pois, a partir de um ponto de captação de suprimento de água, é possível fazer diversos lançamentos em um curto espaço de tempo diminuindo assim a probabilidade de atingir as residências próximas. 

Atuaram no combate ao incêndio, militares estaduais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), além da Prefeitura.