Iguá assume, aumenta beneficiados da tarifa social e acaba com a polêmica dos buracos

Coletiva reuniu a imprensa local que conheceram a empresa e seus projeto

por Redação JB Litoral
07/08/2017 22:24 (Última atualização: 07/08/2017)

Com a presença de um grande número de secretários municipais, superintendentes, diretores e comissionados da Prefeitura de Paranaguá, o presidente da Iguá Saneamento, Otávio Silveira, juntamente com o prefeito Marcelo Elias Roque (PODEMOS), realizaram coletiva de imprensa nesta segunda-feira, dia 7, para apresentar a nova empresa, que já está instalada em Paranaguá.

Entre as principais novidades do contrato de repactuação da concessão que ainda se estenderá até o ano de 2.045, vale destacar o aumento dos beneficiados pela Tarifa Social, que saltaram de 600 para sete mil usuários e o fim do jogo de “empurra empurra” no fechamento de buracos, abertos por conta de obras de manutenção, extensão e implantação de redes na cidade.  

A nova operadora, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, Paranaguá Saneamento, integra grupo empresarial da concessionária Iguá Saneamento.

A empresa acatou a exigência da prefeitura em relação a um desconto na tarifa 5% para os clientes residenciais, que consomem até 10 metros cúbicos de água ao mês. Esses usuários representam cerca de 66% dos consumidores do município. A estimativa é que o desconto fique até março de 2018.

Na coletiva de imprensa, Otávio Silveira, apresentou as metas e a simulação hidráulica que será feita em todo o sistema de distribuição de água, bem como diagnóstico, permitindo melhorias em pontos localizados e cadastro georreferenciado. “Iremos intensificar o controle de perdas com a troca de, aproximadamente, 46 km de redes e mais cinco mil hidrômetros até o final do ano” disse o empresário.

O presidente da Iguá anunciou intervenções nos sistemas de Alexandra e na Ilha do Mel, onde serão promovidas melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Encantadas, com a ampliação da reservação; melhorias na ETA Brasília com a ampliação da sua capacidade em mais quatro litros por segundo e estudo para novos pontos de captação de água.

 

Gestão compartilhada na Ilha do Mel

 

Questionado pelo JB a respeito de como se darão os investimentos na Ilha do Mel, em razão da discussão da Lei nº 16.037/2009, de Zoneamento e Gestão Ambiental da Ilha do Mel, que vem sendo revista, o presidente da Iguá disse que irá procurar os meios necessários para melhorar o sistema e, se isso for necessário buscar o Governo do Paraná, a empresa o fará sem problema.  

Vale destacar que durante a coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Roque, admitiu desconhecer o fato que a Ilha do Mel pode aderir gestão compartilhada entre Governo do Estado e Prefeitura, com o acompanhamento e participação de um Conselho Gestor.

A formalização do novo modelo administrativo e outras propostas de alteração da legislação de Zoneamento e Gestão Ambiental da Ilha do Mel vem sendo debatidas por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em audiências públicas com moradores e lideranças locais, desde 2.016.

 

Alexandra e novas ETEs

Por sua vez, em Alexandra está previsto construção de novo reservatório com capacidade para 200 metros cúbicos, já com pontos de leitura remota de nível e pressão; melhorias na ETA e na captação de água; implantação de adutora de 3,1 km, melhorando a condição de abastecimento e reduzindo as perdas de água na rede.

Também foram anunciadas melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Serão feitos investimentos na ordem de R$ 2,3 milhões em projetos e melhorias em redes de drenagem, proporcionando a melhoria do escoamento das águas de chuva e evitando, assim, alagamentos em áreas críticas. Desta forma, será possível gerir com mais eficiência os sistemas.

 

Atendimento

 

Para atendimento aos clientes, a Paranaguá Saneamento vai lançar mais um canal, o whatsapp, para receber solicitações, como reparo de vazamento de água e esgoto. Os demais canais de atendimento continuam os mesmos já utilizados pela operadora anterior: 0800 6058 115, serviços online e loja que fica na Rua Vieira dos Santos, 333, no bairro Campo Grande.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Paranaguá

 

Deixe um comentário